Ads 468x60px

domingo, 5 de agosto de 2012

Projeto Linda de Música e Artes Visuais - Tramella e Pedro Caetano


Projeto Linda de Música e Artes apresenta Tramella e Pedro Caetano
O projeto não decepciona o público e traz boa amostra da arte alagoana

Diogo Braz

Iniciativa do aparelho cultural do Instituto Zumbi dos Palmares (IZP), o Projeto Linda de Música e Artes Visuais chega a mais uma edição levando ao Espaço Cultural Linda Mascarenhas uma boa amostra da arte produzida no estado. Amplo como as vertentes de estilos em que nossos artistas militam, o projeto traz, nesta edição, o Pop Rock autoral de Allan Bastos e a Tramella e as telas de traços marcantes do artista plástico Pedro Caetano.

A Tramella em ação - Foto de Helciane Angélica

O projeto vem se consolidando como uma boa vitrine da movimentação cultural alagoana. O público tem comparecido em massa, prestigiando o trabalho dos artistas em vigorantes apresentações musicais e em belas exposições. A cantora e atriz Elisa Lemos enxergar a importância do projeto. “Eu acho que é muito importante para o estado. É uma ótima vitrine para os músicos que estão se lançando e para os que já estão na estrada há muito tempo”, destaca. “Mas quem mais sai ganhando com o projeto é o público, que pode conhecer a cultura local”, conclui a jovem cantora e atriz.

Tramella

            Apesar da Tramella ainda ser uma descoberta para uma parte do público, seu líder, o cantor Allan Bastos, não é nenhuma criança no palco. Com mais de dez anos de carreira solo, apresentando um trabalho baseado na MPB, Allan tem o domínio do público, uma boa base de admiradores que o cantor conquistou em suas apresentações, principalmente na noite de Maceió. Além de Allan Bastos (Voz, Violões/guitarras), a Tramella é formada por Allyson Ferreira (baixo), Yuri Pappas (bateria) e Joel Liberato (Teclados). “A banda surgiu da necessidade de variar de estilo. Eu tinha o Pop Rock presente na minha vida, mas era impossível fazer esse tipo de som sem uma banda. Então a gente se juntou pra tocar Pop Rock”, explica Allan Bastos. “Tivemos várias formações, e a banda foi se moldando até chegar, hoje, num grupo sólido. Uma trajetória ao longo do tempo que resultou na Tramella”, resume.
            A jornalista e advogada Carol Vilela acompanha o trabalho do músico há longas datas. “Conheço o trabalho do Allan há mais de dez anos. Acho o repertório dele fantástico. Ele consegue garimpar músicas da MPB e do Rock nacional que ninguém canta. Adoro a energia dos shows, ele é fantástico como músico e pessoa”, elogia Carol.

Repertório autoral - Foto de Helciane Angélica

            Com um repertório autoral, Allan Bastos e a Tramella também não decepcionaram e mostraram que sabem fazer os timbres do Rock agradarem os ouvidos do público. Allan tem experiência em criar hits radiofônicos em potencial, alguns de seus trabalhos na MPB podem ser ouvidos na programação da Educativa FM 107,7. Em sua faceta Pop Rock a história não é diferente, as canções têm o apelo pop necessário ao estilo: uma boa pedida para quem quer escutar boa música e se divertir.
            “Foi muito bom poder mostrar esse trabalho que nós estamos desenvolvendo há um bom tempo. Já havia uma cobrança do público para que a gente apresentasse essa produção autoral; as pessoas que acompanham o nosso trabalho queriam ver esse show, então nós ficamos muito felizes em fazê-lo”, afirma Allan Bastos.

Allan Bastos em voo coletivo, com a Tramella - Foto de Helciane Angélica


Pedro Caetano

O arquiteto por formação e artista plástico por vocação Pedro Caetano reside atualmente no Ceará, mas foi em Alagoas que ele se descobriu artista, um artista que enxerga nos traços da pintura o principal instrumento da sua expressão livre. Pedro explica como descobriu a sua veia artística e sua paixão pela pintura. “Desenho desde criança, mas foi no final do curso de arquitetura, por volta de 2008, que eu percebi que não tinha a liberdade de criação que eu tinha no desenho, então eu me perguntei por que tinha parado de desenhar. Como não achei resposta, percebi que algo estava errado, por isso resolvi voltar a ter contato com o desenho livre”, relembra Pedro. “A pintura entrou na minha vida por coincidência. Quando eu comecei a pintar, vi que não conseguia parar”, explica o artista.
Como bem se percebe, Pedro é um artista que preza por sua liberdade de criação. Para ficar o mais isento possível de amarras criativas, o pintor diz que prefere não adotar estilos ou se prender a técnicas. Para Pedro, a repetição é algo muito complexo no trabalho de um artista. “Não gosto da palavra estilo. O estilo aprisiona o artista, o obriga a se repetir criativamente”, explica. Apesar de prezar pela liberdade, Pedro mantém algumas influências mais recorrentes, como o Fauvismo, o Cubismo e o Expressionismo. De acordo com o pintor, esses são os seus pontos de partida, as correntes que ele gosta de estudar e que acabam por influenciar seu trabalho, assim como o estudo da figura humana feminina, que também está muito presente em sua obra.
Dono de traços marcantes, que originam quadros cheios de expressão, Pedro Caetano preparou uma seleção de obras interessantes para a exposição em cartaz no Espaço Linda Mascarenhas. São duas séries, uma de 2009 chamada “O Giz” e uma de 2012, chamada “Cadeira de Pensamentos”. “O Giz é um trabalho que mostra a exploração da linha, telas com traços mais fortes. Já a série deste ano é mais suave, com menos cores, as linhas não são tão exploradas. Eu acredito que as pessoas poderão distinguir bem as técnicas aplicadas a cada trabalho, é bem interessante”, destaca o artista.
A exposição de Pedro Caetano ficará em cartaz durante este mês, no Hall do Espaço Cultural Linda Mascarenhas, com visitação gratuita em horário comercial. Vale a pena conferir. 

0 comentários:

Postar um comentário