Ads 468x60px

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Além de Nós: Show de lançamento de CD


Além do cover
Banda Além de Nós lança disco autoral no Linda Mascarenhas

Diogo Braz

Arriscar-se, propagar a voz aos quatro cantos com os timbres de seu próprio trabalho é uma missão corajosa, ainda mais para uma banda que conseguiu formar um grupo sólido de seguidores durante alguns anos apresentando covers na noite de Maceió. Mas naquela noite específica de 17 de agosto, os caras da banda Além de Nós apostaram alto e se lançaram além, numa promissora carreira autoral. 
O Espaço Cultural Linda Mascarenhas foi palco do show de lançamento do primeiro disco autoral da Além de Nós, “Que nossas vozes se propaguem”. A noite contou ainda com show de abertura da banda Coffeeshop, discotecagem do Coletivo Popfuzz, e exposições de jovens fotógrafos e artistas visuais alagoanos: Noite movimentada.
Abrindo os trabalhos, o pessoal do Popfuzz mandou um setlist animado, explorando bem uma proposta crossover, de Sublime a Polara. Assim, os DJs criaram o clima para as pessoas curtirem as exposições de Renata Baracho, Rodrigo Lima, Alzir Lima, Thales Soares França, Gabriel Passos e Thayana Baracho: um brinde aos olhos.

Coffeeshop: desplugada - Foto de Diogo Braz
A primeira banda a animar a noite foi a Coffeeshop. Em formato acústico, Serjão (vocal), Felipe De Vas (guitarra e backvocal), Felipe Gomes (bateria), Igor Sandes (baixo) e Alex Campos (guitarra e vocal) apresentaram uma versão mais comportada, mas não menos enérgica, da banda. Com um repertório mesclado por canções próprias e de outros artistas, os caras arrancaram aplausos da plateia com seu som de sabores Hardcore e Pop, levemente defumado em música jamaicana.
Sobre a participação na noite, Serjão explica que a base da parceria é a amizade. “O Bruno (Pereira) chamou o Igor, baixista da Coffeeshop, para fazer parte da Além de Nós. Daí todo mundo se deu bem, criou-se uma amizade”, explica. “Eu sou um cara que valoriza a arte e poder participar de todo o projeto foi uma coisa muito boa pra mim, espero que a parceria continue. E como se diz: que tanto as vozes da Coffeeshop quanto da Além de Nós se propaguem”, comemora.
Abertura cheia de estilo - Foto de Diogo Braz

Além de Nós

Ao subir no palco, a banda Além de Nós mostrou que dá conta do recado. Com nova formação – o remanescente Bruno Pereira (vocal e guitarra), Gabriel Cerqueira (guitarra), Max Cavalcanti (bateria), em retorno ao posto de baterista, e Igor Sandes (baixo) – a banda apresentou as canções do disco para um público que aprovou e aplaudiu. Eles fazem canções com DNA Pop, flertando com o Rock, baladas, Reggae, Hip Hop: música com potencial para agradar diversos ouvidos. Para o vocalista Bruno Pereira, é difícil definir o caldeirão de influências. “É estranho explicar o nosso som. O CD tem várias vertentes; tem o Reggae, o Pop, o Rock Alternativo, eu não sei classificar. Melhor deixar essa resposta pra vocês”, despista. 
Além de Nós coroando a noite - Foto de Diogo Braz
A verdade é que, com onze meses de gravação e outro bom tempo de pré-produção, mixagem e outras lapidadas, “Que nossas vozes se propaguem” é um disco idealizado, feito com carinho, repleto de participações especiais, como Vitor Pirralho, Luiz de Assis, Wado, Ítalo Bruno (Projeto Sonho), Leo Tarja Preta (Eek), Serjão (Coffeeshop), e outros. “Começamos a gravar mesmo em setembro do ano passado e agora, com o disco na mão, vamos correr! Tentar sair daqui e propagar a nossa música, como diz o conceito e o nome do disco”, revela Bruno Pereira.
Para o baterista Max Cavalcanti, o show de lançamento do disco inaugurou bem a nova jornada da banda. “Se puder fazer um trocadilho, a impressão do show foi impressionante. Antes de sentar à bateria não tinha visto como estavam as poltronas, se havia muita gente, e foi surpreendente subir no palco, olhar pra plateia e ver que estava cheia de gente boa, que sempre nos incentivou desde o começo da banda. Eu fico muito feliz em participar deste momento”, comemora Max. Para o baterista, os planos agora são trabalhar e ir além no mercado autoral. “Disco na mão, dizem que fica mais fácil, não é? Então vamos à luta! Vamos trabalhar, ir atrás de mais shows fora de Alagoas, buscar um circuito. Temos alguns contatos e não acho que seja sonhar alto querer rodar o Brasil inteiro com esse disco, uma banda tem de pensar assim mesmo”, adianta o músico, que também é jornalista dos bons.
Amizade dá o tom - Foto de Diogo Braz
     O guitarrista Gabriel Cerqueira, que também integra a banda instrumental Projeto Sonho, é um dos novos membros, mas um antigo colaborador. Amigos há longas datas, Gabriel e Bruno sempre compuseram juntos, inclusive canções que viriam a entrar no disco. “Eu tinha uma banda de Hardcore com o Bruno e a gente já tinha umas músicas em parceria. E, mesmo quando a gente decidiu se separar e cada um montar a sua banda, a gente continuou compondo junto. Dessas composições, ele selecionou algumas e colocou no CD e me chamou pra participar”, explica. Daí para a dupla voltar a tocar junta, numa mesma banda, foi natural. Já integrado à Além de Nós, Gabriel também comemorou a noite de lançamento. “Foi tudo muito prazeroso. A energia foi boa pra caramba, era o que a gente estava buscando fazer, porque o CD é bem pra frente, tem muita energia, e foi justamente o que a gente quis transportar pro show”, explica Gabriel. “Agora é tocar e tocar. Porque a Além de Nós era uma banda que fazia muitos shows aqui com repertório cover e agora passou a ter um repertório autoral, o que facilita a circular em meios mais interessantes. Com o trabalho autoral você circula com a sua cara e sua identidade. Isso facilita artisticamente a você se impor como uma banda de verdade”, avalia o guitarrista. 

As participações especiais

       O rapper Vitor Pirralho, que fez participação especial no disco e também no show, foi um dos grande incentivadores dessa incursão da banda no terreno da música autoral. “Eu acho que fui um dos primeiros a incentivar a galera a fazer o trabalho autoral. Eu vi que aqueles brothers, que tocavam músicas de outros artistas na noite, tinham um grande potencial. E eu, que já estava na música, disse: ‘meu irmão, vamos partir pro trabalho autoral. Beleza, vocês estão ganhando a vida aí na night, mas a gente tem de ter um disquinho na praça’. Olha o resultado aqui hoje, não é?”, comemora Pirralho. “O Bruno me chamou pra participar do disco. Eu estava ali, incentivando o pessoal a gravar mesmo e, depois de tanto trabalho nesses 11 meses, porque é difícil mesmo gravar um disco, eu fico muito satisfeito de ter participado dessa história com a Além de Nós”, afirmou o rapper.  No palco, Pirralho fez aquilo que tem o tornado conhecido além do estado: rimas fortes, sem sair do ritmo, dando mais brilho ao show.
Pirralho e suas rimas de incentivo - Foto de Diogo Braz
      Também subiu ao palco o guitarrista André Cavalcanti, da banda Artehfato, que já fez parte da Além de Nós, assim como o baixista da Eek, Leo Tarja Preta, que esteve na plateia prestigiando os antigos companheiros. “O show foi muito bom, com a abertura da Coffeeshop e a Além de Nós coroando a noite, apresentando o disco e a nova formação. Realmente foi um ótimo show, galera tá de parabéns”, elogiou Leo.
        Felipe De Vas, guitarrista da Coffeeshop, participou do nascimento da Além de Nós e hoje comemora a nova fase da banda. "Eu sou suspeito pra falar, ajudei a bolar o nome da banda, tocava com o Bruninho... E hoje, vendo esse lançamento eu posso dizer que, além de tudo, isso engrandece a música alagoana: esse é o principal da noite de hoje, e quanto mais isso acontecer, mais vai haver valorização musical, da cultura daqui. Isso engrandece cada um de nós que esteve aqui hoje e a revolução vem de dentro", analisou Felipe.
       Com a revolucionária passagem do cover para a música autoral, a Além de Nós se lançou corajosamente além, com boas perspectivas de terem suas vozes propagadas no cenário cultural.




















0 comentários:

Postar um comentário