Ads 468x60px

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Ateliê Sesc de Cinema


Sétima arte de educar
Ateliê Sesc ensina jovens a se apaixonarem pelo cinema

Diogo Braz

O mundo cabe numa tela de cinema, muito mais que isso: todos os sonhos e fantasias, ficção ou realidade. Na vida de alguns alunos do CEPA, o cinema também é matéria prima para a educação. Por meio do projeto Ateliê Sesc de Cinema – realizado pelo Sesc-AL com apoio do Instituto Zumbi dos Palmares (IZP) – diversos jovens estão aprendendo, na prática, a fazer cinema.
O projeto já está em sua terceira edição e oferece uma série de oficinas, desde o “Bê-a-Bá” audiovisual, passando por oficinas de roteiro, produção, direção e filmagem e edição, até chegar ao lançamento dos filmes feitos durante o projeto e o envio desses filmes para os festivais de cinema. Para se ter uma ideia do êxito da iniciativa, dois filmes produzidos em edições anteriores do Ateliê Sesc de cinema foram premiados em festivais: “Nome, Idade, Profissão, Onde Mora”, de Viviane Vieira, foi premiado no 21º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, como vídeo mais votado na mostra online KinoOikos; e “O velho e a lagoa”, de Márcio Nascimento, foi escolhido o melhor curta ambiental da 7º Cinefest Votorantim, no estado de São Paulo.

No escurinho do cinema - Foto de Diogo Braz

Para a jornalista Nataska Conrado, que ministra a oficina de “Bê-a-Bá” audiovisual, a função do projeto é abrir caminhos para que as pessoas se interessem pela sétima arte. “Esta primeira etapa do Ateliê serve justamente para fazer com que as pessoas se apaixonem pelo cinema”, explica. “É importante para que elas despertem o olhar e vejam as coisas de uma outra forma. Para que, no decorrer das oficinas, eles possam dar continuidade na realização de suas ideias e sonhos e terem interesse de irem ao cinema, teatro, buscar mais informações”, analisa Nataska.
            De acordo com a facilitadora, o Ateliê Sesc de Cinema é um projeto singular, que faz um trabalho mais aprofundado de formação, num ciclo que seguirá até novembro com a mesma turma de alunos. “É um projeto muito interessante, mais longo, que trabalha de forma mais continuada a formação dos meninos”, afirma. “Na primeira edição, alguns jovens até começaram a trabalhar em produtoras, criaram interesse profissional pela área e conseguiram se engajar no mercado”, revela.

A magia do cinema - Foto de Diogo Braz

            Os participantes também enxergam a importância do projeto. Para a estudante Mickaelle Gabryela, o projeto aumentou seu interesse em cinema. “Sempre tive vontade de participar de uma oficina dessas, estou aprendendo muitas coisas que não sabia, de tudo um pouco. Deu vontade de saber mais sobre filmes, ir no cinema”, disse a jovem participante. A estudante Camila Raphaelle está aproveitando as oficinas para adquirir conhecimentos para realizar o seu sonho profissional: ser professora de teatro. “Eu estou achando muito legal porque tem a ver com a área que eu quero trabalhar, o teatro; e essa é uma das partes que eu mais estou aprendendo”, adianta. Para Leiliane da Silva, outra aluna do ateliê, as oficinas também servirão para a profissão que deseja exercer. “Eu pretendo fazer jornalismo ou publicidade, e o que eu mais achei interessante foi quando a gente aprendeu sobre fotografia. As aulas estão muito legais, cada vez mais interessantes”, avalia.
            As oficinas desta edição do Ateliê Sesc de Cinema são gratuitas e acontecem no Espaço Cultural Linda Mascarenhas até novembro. De acordo com a artista visual Alice Jardim, que ministrará oficinas no último módulo do projeto, o local de realização das oficinas facilitou sua ampliação. “A primeira ideia do projeto é trabalhar com os bairros, e como o Farol é um bairro central, terminou que as pessoas dos bairros próximos também vieram e começaram a se inscrever”, revelou.
            A produção cinematográfica resultante do projeto poderá ser conferida no penúltimo mês do ano, mas os resultados do Ateliê Sesc de Cinema já podem ser observados no olhar curioso de jovens alunos, que descobriram no cinema uma nova forma de enxergar a vida.

0 comentários:

Postar um comentário