Ads 468x60px

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Vida de Artista e Alagoas Arte e Cultura


Nas ondas alagoanas do rádio e da TV
Diogo Braz

Mesmo nos dias de hoje, com toda a interatividade proporcionada pelos avanços da tecnologia nas redes de comunicação, ainda é difícil olharmos para os tubos de imagem ou para os écrans de LED e nos reconhecermos ali, nas imagens da TV. Também são raras as freqüências de rádio onde podemos ouvir o nosso sotaque. Seguindo um padrão nacional dos conglomerados da informação, a maioria da programação das emissoras de televisão e de rádio tem pouca eficiência em retratar o alagoano tal como ele é. Poucas são as atrações televisivas que conseguem driblar as linhas editorias restritivas, assim como parece ser difícil driblar os suspeitos rankings radiofônicos de mais pedidas, repletos de trilha de novela e de sucessos de linha de montagem.
No entanto, é essencial que os artistas locais frequentem as grades de programação desses meios de comunicação, e que estes tenham generosidade democrática na hora de eleger suas pautas, levando em conta que sempre existirá um público sedento, por menor que seja, para cada atração apresentada.

Equipe acompanhando a gravação do Alagoas Arte e Cultura - Foto de Diogo Braz

Nessa linha de pensamento, o Espaço Cultural Linda Mascarenhas tem abraçado algumas atrações da telinha e do rádio em seu palco, em parcerias que visam facilitar a difusão da cultura de Alagoas para os alagoanos. Prata da casa, o programa Vida de artista extrapolou as ondas da Rádio Educativa FM e acabou fazendo parte também da programação da TV Educativa de Alagoas. Sob o comando da jornalista Gal Monteiro, o Vida de Artista, além de ser transmitido ao vivo, direto do Espaço Linda, na última sexta-feira de cada mês, tem algumas edições para televisão gravadas no próprio Espaço. O programa Alagoas Arte e Cultura, da TV Assembleia de Alagoas é um outro exemplar advindo da comunicação pública que conta com o Espaço Linda como cenário para abrir espaço para a cultura alagoana.

Vida de artista

Gal Monteiro em ação na Educativa FM - Foto do Blog Espia de Carlito Lima

          Gal Monteiro é uma valiosa difusora das artes alagoanas. Além de cantora, escritora e corista, ela é a apresentadora das duas versões do programa Vida de Artista. A atração iniciou como um programa de rádio, na Educativa FM, sempre trazendo convidados para um bate-papo descontraído, como se fosse uma conversa acompanhada de um cafezinho na cozinha de casa, como costuma definir a jornalista. No ar há algum tempo, a atração ganhou um espaço na grade da TV Educativa de Alagoas, onde seguiu a mesma linha editorial: abrir espaço para que os artistas locais mostrem sua arte. Prestigiado pelo público que consome cultura local, o Vida de Artista, em suas dua frentes, tornou-se um espaço frequentado por atores, músicos, artistas plásticos, diretores, escritores, poetas...

Gal Monteiro em gravação do Vida de Artista na TVE - Foto de divulgação

          A evolução do programa deu-se de forma natural, da rádio para a TV, gravado para transmissão ao vivo, com a dedicação de uma equipe que faz a diferença: Erivaldo, Júlio, Nathalia, João Victor, Samuel, Luciano, Elson, Roberto, Robson, Edson e outros menos freqüentes. Ao final de cada mês, o Vida de Artista é transmitido ao vivo, diretamente do palco do Espaço Linda Mascarenhas, e, no melhor estilo dos tradicionais programas de auditório, é uma atração aberta ao público. Com lugar garantido para alunos do Cepa, a transmissão do Vida de Artista já contou com apresentações de artistas locais e atrações como o cantor Jorge Vercilo.

Alagoas Arte e Cultura



Paulo Poeta, rima solta no microfone - Foto de Diogo Braz
Figura conhecida no circuito cultural alagoano, Paulo Poeta – como o cognome já sugere – é um homem dos versos. Parece até que um simples “bom dia” na fala do apresentador do programa Alagoas Arte e Cultura transforma-se em quadra de repentista. No comando da atração televisiva há quase 5 anos, Paulo revela que o Alagoas Arte e Cultura faz parte de um plano maior para abarcar a cultura alagoana na tela da TV Assembleia. “O programa surgiu junto com o início da TV Assembleia. Houve a proposta de constituir uma programação que não contemplasse somente as sessões da Assembleia, mas atrações paralelas que dessem sustentação à grade de programação. Então, foi pensado em um núcleo de cultura, não só com o ‘Alagoas Arte e Cultura’, mas com outros programas, como o ‘Todos os Sons’, o ‘Cine Alagoas’ e o ‘Alagoas Acontece’; programas que pudessem abranger o universo artístico e cultural de nosso estado”, revela o apresentador, que também coordena o núcleo de cultura da TV Assembleia.

Alagoas, bem na fita - Foto de Diogo Braz

        Em seu repertório de atrações, o Alagoas Arte e Cultura já apresentou exemplares de diversos segmentos de estilo dentro de diversas modalidades artísticas. “A seleção é natural. No início a gente convidava as pessoas que conhecia ou observava na noite, e agora os artistas já se convidam. A gente não se pauta por preferência pessoal, a ideia é mostrar o universo da arte que a gente faz, seja na música, no teatro, dança, artes visuais... A qualidade é que importa um pouco, e eu digo um pouco porque existem atrações que estão iniciando, mas já valem um registro interessante”, explica. O mais interessante é que o programa prestigia o artista autoral, aquele mais afastado do universo comercial do mercado, que dificilmente teria espaço na mídia. “A gente procura não trabalhar com gêneros que já têm o seu mercado natural, seu espaço garantido, e que não precisam da nossa divulgação”, revela Paulo, e resume: “Tudo o que se mostra aqui é ‘ispiçiá di seda’, ‘dez redondo’, como eu costumo brincar, porque é a arte de Alagoas, que a gente tem de mostrar e valorizar. O programa tem se constituído nisso, em ser uma vitrine pra nossa arte”, define.

O Técnico de som Márcio Brebal, soando bem aos ouvidos - Foto de Diogo Braz 

                Sobre a parceria com o IZP, Paulo comemora. “É uma parceria muito importante esta com o IZP, que disponibiliza esse espaço maravilhoso, com ar condicionado, equipamentos, auditório, camarins. Temos outras parcerias também, acho que Alagoas começou a entender o programa”, afirma. É o alagoano nas ondas do rádio e da TV, em pleno palco do Linda Mascarenhas.


0 comentários:

Postar um comentário