Ads 468x60px

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Divulgação: Cinema é uma coisa Linda


Cinema é uma coisa linda
Projeto do IZP e Cine Ideário exibirá filmes gratuitamente todas as quintas

Diogo Braz

            O nome não poderia soar melhor ou mais verdadeiro: Cinema é uma coisa Linda! Resultado da união entre Instituto Zumbi dos Palmares (IZP) e o cineclube Cine Ideário, o projeto vai transformar o Espaço Cultural Linda Mascarenhas numa verdadeira sala de cinema, para exibir semanalmente filmes nos moldes de uma sessão cineclubista, com direito a boas conversas sobre a sétima arte.
Espaço de aglutinação, resistência e reflexão, cineclube é, como o próprio nome sugere, uma associação de pessoas que gostam de se juntar para apreciar e discutir cinema. Surgido nos anos de 1920, na França, os cineclubes foram e ainda são responsáveis pela formação crítica de grandes cineastas. Mas as sessões não são dirigidas somente aos profissionais da área, uma das características mais importantes do movimento cineclubista está justamente no seu caráter democratizante e participativo. É definitivamente um espaço aberto à sociedade, para debates sobre o audiovisual, e também sobre temas como o direito à diversidade cultural, democratização e acesso a novas tecnologias. “Filmes são feitos para serem vistos, o cinema só se completa com o público e os cineclubes são o público organizado”, resume a cineclubista Nataska Conrado.
            O projeto Cinema é uma coisa Linda é uma ação cineclubista que terá sua estreia no dia 31 de maio, às 19 horas, com o ciclo Isto não é real, que vai exibir uma seleção de documentários até o mês de agosto, sempre às quintas, no mesmo horário. A entrada é franca.

Arte da ação, que é uma coisa Linda

            O Diretor do Espaço Cultural Linda Mascarenhas, Júnior Almeida, reafirma a importância de abrir as portas do teatro para atividades como esta. “Nossa intenção é movimentar o Espaço com ações que dêem retorno para a comunidade. No caso do projeto, além da exibição de filmes, haverá a oportunidade de se discutir o audiovisual em todas as suas nuances”, destaca.
Para o Cine Ideário, a projeto é uma oportunidade de expandir o movimento cineclubista. “Nos últimos dois anos, as nossas sessões aconteceram na sede do Ideário, um espaço muito agradável, mas também com algumas limitações, que impediram, por exemplo, acomodar mais de 30 pessoas durante as exibições. A nossa intenção sempre foi compartilhar nossas atividades com a sociedade, e a parceria com o IZP vai possibilitar essa expansão”, avaliou a cineclubista Alice Jardim. 

Ciclo Isto não é real

O ciclo Isto não é real é a primeira ação do projeto Cinema é uma coisa linda e apresentará mais de 20 documentários, numa programação que começa nesta quinta e segue até agosto. O cronograma das atividades pode ser conferido no Blog do Espaço Cultural Linda Mascarenhas, no endereço www.espacolindamascarenhas.blogspot.com. “É importante que haja essa continuidade, pois as pessoas saberão que toda quinta haverá cinema de qualidade e um debate interessante aqui no Espaço Linda. É importante para fomentar público”, analisa Júnior Almeida.

Cena do documentário iraniano Close Up, que será exibido na estreia do ciclo

A primeira proposta é proporcionar uma discussão sobre o gênero documentário, em um ciclo de exibições que irá comemorar o Dia Nacional do Documentário. “Vamos exibir uma série de documentários que, em alguns casos, brincam com esta distinção entre ficção e não-ficção. Selecionamos filmes que devem proporcionar ótimos debates. O documentário ainda é a produção audiovisual mais realizada em Alagoas, então isso faz com que o início do projeto, com esse ciclo de exibições, seja ainda mais pertinente”, avalia Nataska Conrado, membro do Cine Ideário.
O primeiro filme exibido pelo Cinema é uma coisa Linda no Ciclo Isto não é real será Close Up, documentário de 1990, dirigido pelo iraniano Abbas Kiarostami. Vale a pena comparecer e prestigiar a beleza do cinema.


Serviço
Projeto Cinema é uma coisa Linda – Ciclo Isto não é real
Estreia quinta, dia 31 de maio, às 19 horas, no Espaço Cultural Linda Mascarenhas, com exibição do filme Close Up, de Abbas Kiarostami.
Entrada Franca

0 comentários:

Postar um comentário