Ads 468x60px

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Boletim interno IZP - Espaço Cultural Linda Mascarenhas

Espaço Linda Mascarenhas renasce e se torna local de movimentação cultural 

Diogo Braz

      O Espaço Cultural Linda Mascarenhas vem se destacando como um dos locais com maior movimentação cultural de Maceió. Se antigamente o espaço era um reduto artístico adormecido no bairro do Farol, hoje em dia o Linda Mascarenhas é ponto de encontro daqueles que desejam ser banhados em cultura, seja pelo teatro, música, debates ou exposições artísticas. 


Espaço lotado em show do Projeto Palavra Mínima - Foto de Diogo Braz

     A movimentação é intensa: Em toda semana há espetáculos, sala lotada e críticas positivas. A agenda do Espaço Linda não para e acumula ações principalmente de fomento artístico e formação de público, sem preconceitos de estilos ou favorecimentos pessoais: públicos e realizadores de todos os credos artísticos têm a oportunidade de ver e/ou fazer algum espetáculo ou atividade de seu agrado no Espaço, seja lançamento de livro de poesia; ciclos de palestras e debates; shows de Heavy Metal, Rock Independente, MPB, Forró, Hip Hop, música gospel; apresentação de cultura popular; exposições fotográficas ou Vernissages; peças de teatro tradicionais e contemporâneas; simpósios; oficinas e mostras de cinema; Instalações visuais; performances; residência artística; transmissão de programas de rádio; oficinas de artes... Enfim, o Espaço Cultural Linda Mascarenhas é hoje um local que agrega pessoas interessadas em produzir e prestigiar cultura.


Oficina do Projeto Música em Pauta com alunos do Cepa - Foto de Joelle Malta

     O maior mérito do renascimento do Linda Mascarenhas dentro do cenário de Maceió é do seu Diretor, o músico Júnior Almeida, que enxergou o Linda como ele é: um espaço público que deve ter as portas abertas para quem estiver disposto a produzir arte de qualidade. Com essa simples filosofia de utilizar o Espaço para o seu verdadeiro fim, o IZP vem firmando parcerias, apoiando e realizando projetos e espetáculos que tiraram o Linda Mascarenhas do marasmo e que destaca o Instituto na posição de promotor de cultura, como os recentes projetos Palavra Mínima (em parceria com a Comusa), que traz a união da música autoral alagoana com a poesia; e o Projeto Música em Pauta (em parceria com o Sesc-AL), que propiciou uma série de oficinas musicais, bem como palestras e apresentações para alunos do Cepa; o que também vem sendo feito em conjunto com o programa Vida de Artista, da TVE e Educativa FM, quando são oferecidas diversas oficinas para os alunos do referido complexo escolar. 
     Aos poucos, o Espaço Linda vem sendo procurado também por artistas de outros estados. Já se apresentaram em seu palco músicos de São Paulo (Holger), Pernambuco (Gandahrva, Tem Radio), Bahia (A.S.U.), Paraíba (Zeferina Bomba), e peças de São Paulo, como Números, que esteve em cartaz esta semana.


Holger (SP), em apresentação pelas prévias do Festival Lab - Foto de Diogo Braz

     Com uma filosofia de trabalho simples e democrática, o Espaço Cultural Linda Mascarenhas vem desempenhando um trabalho de agitação cultural essencial para a cidade de Maceió, tornando-se num local de intensa movimentação artística, o que já começa a ser reconhecido pelo público, que tem cada vez mais comparecido às apresentações, e pelos artistas, que procuram cada vez mais realizar suas atividades no Linda.  

0 comentários:

Postar um comentário