Ads 468x60px

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Arquivo Linda: Cris Braun e os Fabulosos


A cantora e compositora gaúcha/alagoana Cris Braun é uma das atrações do Festival Maionese2012, que acontece hoje e amanhã, no Jaraguá. Acompanhada de sua banda, Os Fabulosos, Cris está com um show afiadíssimo, que ela apresentou pela primeira vez no palco do Espaço Cultural Linda Mascarenhas. O show aconteceu no último dia de agosto, movimentando a cena cultural de Maceió. Lembre como foi e saiba mais um pouco do que lhe espera no Maionese.

Noite fabulosa com Cris Braun
Cantora lança seu mais novo disco em show memorável no Linda Mascarenhas

Diogo Braz

Uma rápida busca pelos dicionários virtuais nos mostra que fabuloso é um adjetivo que concerne ao legendário, às narrativas criadas pela imaginação; também relativo ao que é tido como ótimo; excelente, fantástico. Nada poderia soar mais pertinente que esta palavra para definir o universo artístico de Cris Braun neste momento. Após lançar o elogiado disco Fábula, Cris agrupou um seleto time de músicos e os batizou com o cognome Os Fabulosos, ensaiou mais de três meses e apresentou sua nova obra ao vivo, pela primeira vez, em um show igualmente fabuloso no Espaço Cultural Linda Mascarenhas. Fabulosa Cris Braun!

Bonecos cubistas - Foto de Diogo Braz

A noite começou com a abertura da exposição “Mínima Orquestra”, que apresentou bonecos cubistas da artista plástica Silvana Mattos, baseados em desenhos de Picasso. O nome da exposição remete ao trabalho musical que a cantora desenvolveu com o guitarrista Toni Augusto e os bonecos deixaram o espaço com o visual lúdico perfeito para a noite.
Outro atrativo da noite foi a exibição do documentário “Memórabilia – Sex Beatles”, dirigido pelo cineasta Marcelo Martins e então inédito em Maceió, que contava a história da cultuada banda Sex Beatles da qual Cris foi vocalista no início dos anos 90. No documentário, pode-se ver o depoimento de figuras importantes do chamado Rock BR dos anos 80, que acompanharam de perto a trajetória da banda.

Fabulosos - Foto de Diogo Braz

O ápice da movimentada noite, no entanto, foi o show de Cris Braun e Os Fabulosos. Com uma entrada original, a cantora cativou o público desde o princípio, apresentando releituras de seu próprio trabalho, sob a sonoridade dos fabulosos Fernando Coelho (bateria), Eduardo Bahia (guitarras, baixo) Dinho Zampier (teclados, baixo), Aldo Jones (guitarras, baixo). No repertório, jóias de toda a carreira de Cris, com destaque para as brilhantes composições de Fábula. Houve espaço também para homenagear compositores como Júnior Almeida e Wado, que estavam presentes entre o público. Um show pensado e ensaiado, mas sem perder a espontaneidade e diversão. Cris tem voz, carisma e uma presença de palco espirituosa, desapegada, o que por si só já garante um bom espetáculo. 
A veia roqueira da cantora e de sua banda ampliou os horizontes de sua música para sons e timbres atuais, dando ainda mais vitalidade aos acordes de sua Música Popular Brasileira. O baterista Fernando Coelho explica o processo de construção dessa sonoridade. “Mesmo antes de reunir a banda e montar o show, a Cris tinha o desejo de não repetir os arranjos. Por isso, decidimos não utilizar programações e imprimir a nossa personalidade musical às composições”, explica. “Ela nos deu liberdade, embora sempre soubesse o tempo inteiro o que queria para cada música. Os ensaios duraram cerca de três meses, com alguns intervalos. Chegamos a ensaiar seis horas por dia. E o resultado foi exatamente o que se viu no show. Nós sabíamos dos riscos, afinal, na maioria das músicas do disco nós fizemos as nossas próprias versões. Sabemos que Cris Braun tem uma musicalidade abrangente, mas a banda tem um pé no rock e tentou, na medida do possível, apresentar uma sonoridade mais ampla. O público foi incrivelmente generoso e o clima no palco ficou num misto de concentração e descontração”, avalia.

Cris Braun e os Fabulosos botaram todos de pé - Foto de Diogo Braz

Um elemento interessante do show foi o revezamento de instrumentos entre os músicos, dando uma dinâmica interessante e mostrando toda a versatilidade desse dream team. O guitarrista Aldo Jones aprovou o esquema. “Nós não colocamos nenhum baixista na banda. Conforme a necessidade, fomos vendo quem encaixava melhor na pegada da música e acho que ficou perfeita a divisão”, avalia. “Para mim, foi muito natural esse lance de revezar guitarra e baixo. Na verdade, depois q peguei o embalo deu vontade de tocar baixo o show todo. É diferente, muito massa”, explica.
Cris também gostou do resultado da apresentação. “Eu amei o show, nunca vi tudo dar tão certo numa estreia! Acho que as pessoas estavam felizes e envolvidas. Ensaiamos por meses, resolvi dar um clima alive ao disco, sem seguir o padrão de reproduzir 100% os timbres e arranjos. Então, temos um som de banda. O público deu uma resposta maravilhosa para o nosso som, foi ótimo”, avalia a cantora.
O público também aprovou, lotando o teatro e sendo participativo. “Eu achei o show bem bonito, adorei o disco e o show é uma outra peça que mostra a Cris mais dentro de uma banda (Os Fabulosos) com referencias de 80 e 90 e com desdobramentos pros anos 10 – que são em si releituras destes períodos. Achei super divertido e surpreendente por ser assim: 80, 90 e 10 ao mesmo tempo”, elogia o cantor e compositor Wado, que tem duas músicas suas gravadas por Cris Braun em Fábula.

Noite de Fábulas - Foto de Diogo Braz

A fotógrafa Bárbara Pacheco também elogiou a apresentação. “O show foi uma surpresa muito boa pra mim, que nunca tinha visto uma apresentação dela, tinha escutado apenas algumas músicas. O que mais me chamou atenção mesmo foi a voz forte, personalidade musical bem definida, a presença de palco marcante, a variedade das letras e ritmos das músicas que compõem o Fábula, a troca de energia intensa com o público. Eu, particularmente, saí com boas energias do teatro, que tava lotado de gente de diversas faixas etárias. Achei tão bom que o tempo passou rápido e o show pareceu um pouco curto”, avalia Bárbara.
Quem perdeu o show de estreia de Fábula ou mesmo aqueles que desejam viver novamente essa fabulosa experiência não pode deixar de conferir o show da cantora na segunda noite do Festival Maionese 2012. O festival acontece nos dias 09 e 10 de novembro, no Armazém 112 - Av. Walter Ananias (Antiga Av. Maceió) – Jaraguá. Vale conferir!

0 comentários:

Postar um comentário