Ads 468x60px

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Arquivo Linda: Renan Inquérito #Poucas Palavras

Em passagem por Maceió, para lançar seu livro #PoucasPalavras, o MC, escritor, poeta e educador paulista Renan Inquérito, homem de frente do reconhecido grupo Inquérito, aproveitou para bater um papo franco e produtivo com o público, legítimo representante do movimento Hip Hop em Alagoas. Entre MCs, Djs e admiradores do estilo, os MCs Renan Inquérito e Pop Black, o fotógrafo Márcio Salata e o viodeomaker Vras77 falaram sobre carreira, movimentos sociais, educação, construção de cena e muita poesia. Vale conferir, logo abaixo, o texto sobre a passagem dessa turma pelo Linda Mascarenhas. 

Poucas palavras, muitas ideias!
Renan Inquérito lança livro e bate papo produtivo com o movimento Hip Hop alagoano

Diogo Braz

É um ditado antigo, mas que não perdeu a sua atualidade: Palavras têm poder e geram vida. Aquelas que brotam da cabeça do multidisciplinar MC Renan Inquérito operam  verdadeiras transformações sociais. Engajado no movimento do Rap paulista, Renan transformou-se em uma figura conhecida em todo o cenário nacional, junto ao seu grupo Inquérito, e levou a sério aquilo que canta em suas letras, pregando a conscientização e a transformação social através da arte. Participando de diversos projetos sociais, Renan viu na poesia não somente uma forma de expressão, mas também uma ferramenta para socializar, informar e transformar. Em pouco tempo, as bases do Rap ficaram pequenas para a palavra e Renan então escreveu seu primeiro livro, #PoucasPalavras, lançado em Maceió, no Espaço Cultural Linda Mascarenhas, em 24 de setembro de 2012.

Poesia é ferramenta de transformação - Foto de Diogo Braz

Num bate papo descontraído, repleto de declamações, Renan e sua crew desmitificaram a poesia e a apresentaram como uma ferramenta para transformações. Falando sobre suas experiências no palco e desenvolvendo oficinas de Literatura com públicos excluídos ou à margem da sociedade, Renan conseguiu estabelecer uma boa conexão com a plateia, botando todo mundo pra declamar poesia e cantar diversas rimas. O público compareceu em massa e participou também com perguntas e depoimentos, numa noite altamente produtiva para o movimento Hip Hop de Alagoas.
Um dos realizadores do evento, Toni Melo, acredita que o Inquérito tem um discurso alinhado com a realidade também de Alagoas, e que o evento foi uma oportunidade de contribuir para a cena alagoana. "Todo ano a Comando Alvirrubro (torcida organizada do time de futebol CRB) realiza a sua festa de aniversário, com atrações culturais que têm a ver com algum tema proposto. Este ano, o ano de centenário do nosso clube, o tema é 'mudança', 'transformação', e o Inquérito condiz muito com esse tema, com essa transformação que a gente pensa", explica. "O Inquérito fala também sobre a nossa realidade, a gente se enxerga na música do Inquérito e todo mundo gosta do som dos caras", resume.

Debatendo o Hip Hop - Foto de Diogo Braz

Para Renan, sua visita a Maceió teve saldo positivo. "Hoje rolou um bate-papo muito bom com a galera de Maceió. A gente falou sobre o envolvimento do Hip Hop com a política, sobre a politização do movimento, as relações sociais do movimento, e sobretudo sobre poesia. A gente recitou poesias, cantou algumas letras; a rapaziada participou, perguntou, foi muito louco, uma troca de conhecimentos", comemora. "Além do lançamento do livro, o show também foi 'mil graus', tocamos pra cerca de três mil pessoas. Foi uma grande satisfação estar aqui pela primeira vez em Maceió, com muito Hip Hop, Literatura, Poesia e acima de tudo atitude, fazendo mudança", avalia Renan.
Uma noite inspiradora para o movimento alagoano, que pode conversar abertamente com um ativista da cena nacional, que ainda mostrou a importância da união e harmonia para a construção de um cenário forte para os MCs e DJs alagoanos. "O movimento em Alagoas é forte, mas ainda tem muito o que crescer. Eu conhecia pouco, mas hoje fiz várias conexões e amizades, e torço para que o movimento de Alagoas cresça, se profissionalize e se qualifique cada vez mais, para mostrar pro Brasil a cara alagoana do Rap. Aqui é a terra da liberdade, é a terra de Zumbi, então aposto que daqui vão sair vários MCs 'da hora', vários guerreiros", torce Renan Inquérito.

Contato direto com a cena alagoana - Foto de Diogo Braz

O fotógrafo Márcio Salata, que veio com Renan a Maceió para registrar toda a movimentação do Inquérito, também acredita que o momento é de crescimento para a cena Hip Hop alagoana. "É minha primeira experiência em Maceió, eu gostei muito da cidade, vi uma diversidade muito grande tanto financeira quanto de beleza e eu acho que as pessoas estão abrindo a mente", analisa. Márcio também acredita que a poesia é uma ferramenta para diminuir essa disparidade social. "Nós temos um HD infinito na nossa cabeça, e a leitura é informação que não ocupa espaço. Cultura e conhecimento não ocupam espaço, e as pessoas têm de se fortalecer nisso: leiam bastante. O Ferréz (poeta paulista) disse uma vez que, quando o Renan começou a ler mesmo, ele se transformou num melhor letrista e num melhor poeta. Eu concordo com isso. A melhor maneira de derrubar esses que estão tentando nos derrubar é ler, fortalecer o conhecimento, estudar e estudar para podermos mudar o que está errado por aí", aconselha. 
O público saiu do bate papo com mais gás para injetar em sua jornada de conscientização e participação na sociedade. O MC Basquete, do Grupo de Rap Raciocínio Agressivo, aprovou o encontro. "Eu acho que o que a gente mais precisa na periferia é informação! E o Inquérito foi perfeito em relação a trazer informação para a gente. A gente não tem esse tipo de tempo pra trocar uma ideia, discutir alguma coisa, saber mais sobre algum assunto... é difícil, o que a gente vê é só crime. Foi um evento muito bom, bem produtivo, todo o tipo de informação é bem vinda e serve para influenciar o nosso trabalho como MC, a gente colhe da melhor forma para poder passar para as pessoas. Eu gostei muito", elogia. 

O final de uma noite muito produtiva - Foto de Diogo Braz

O fotógrafo Márcio Salata deixa Maceió com um prognóstico positivo. "Eu percebi que o pessoal aqui está se politizando. É algo que começa pequeno, mas que lá na frente pode ser muito grande", avalia.
Para saber mais sobre a passagem do Inquérito por Maceió sob o ponto de vista do próprio Inquérito, acessem: 

0 comentários:

Postar um comentário