Ads 468x60px

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Arquivo Linda: Roberta Aureliano e Ronaldo Aureliano


O Projeto Linda de Música e Artes Visuais apresentará em dezembro a sua última edição de 2012, com o show da banda alagoana Eek e a exposição In-Divi-Duo, do artista plástico Alan Lima. Você lembra da mais recente edição do projeto com a cantora e atriz Roberta Aureliano e com a exposição em homenagem a Ronaldo Aureliano? Confira abaixo tudo o que rolou e se prepare para a próxima edição do projeto.

Talentosos Aurelianos
Edição do Projeto Linda destaca o talento de pai e filha

Diogo Braz

Cientistas e curiosos buscam saber a origem do talento e até elaboram as suas teorias a respeito do assunto. Muitas delas envolvem o campo da genética e evocam a hereditariedade para explicar que a aptidão para desempenhar bem determinadas tarefas é passada entre as gerações que carregam um mesmo DNA. Quem esteve presente no Espaço Linda Mascarenhas em 21 de setembro para acompanhar mais uma edição do Projeto Linda de Música e Artes Visuais ganhou pistas de que esses cientistas estão certos: A cantora e atriz Roberta Aureliano fez um show repleto de influências herdadas de seu pai, o saudoso poeta e escultor Ronaldo Aureliano, que foi homenageado com a exposição “Casa de mestre”, com peças do acervo da família Aureliano. Um espetáculo para encher os olhos e os ouvidos com o talento passado de pai para filha.

Zabumbando - Foto de Diogo Braz

O mestre Ronaldo Aureliano era dono de um estilo autêntico de fazer arte. Ao transformar sucata em peças de arte que retratam a cultura e o cotidiano regional nordestino, Ronaldo conquistou seu lugar no meio artístico alagoano, respeitado pela originalidade com que transformou peças de metal retiradas do lixo em imagens de sua infância e vida no interior do estado. São peças simples, assim como a vida que ele fez questão de imortalizar em suas esculturas, mas peças extremamente representativas da cultura popular alagoana, em especial de Viçosa, município que foi berço do artista. O artista plástico Denis Matos esteve presente, prestigiando as obras de Ronaldo Aureliano. “Essa exposição veio em tempo, porque era necessário mostrar esse acervo do Aureliano, uma pessoa que divulgou muito Alagoas – inclusive em prédios públicos, como a nossa estação ferroviária. São peças fantásticas, em que ele retratou o folclore alagoano através da reciclagem, se destacando como um dos pioneiros da reciclagem artística do ferro”, elogiou. O ator Alderi Souza também elogiou o trabalho de Ronaldo Aureliano. “Eu fiquei encantado com a forma com que ele construía as suas esculturas: trabalhar o ferro, dar esse formato, essa leveza... É um trabalho que realmente me encantou”, revelou. O artista plástico Jerônimo Miranda também fez coro aos elogios à exposição. “A exposição foi uma bela iniciativa. O Ronaldo não merece ser esquecido, pois ele é um grande talento de Alagoas. Além de mestre, ele é um heroi: ele morreu para salvar alunos para quem ele tentava mostrar que a arte tinha valor, que o povo de uma cidade tem de aprender a valorizar e gostar da arte feita na cidade”, analisou Jerônimo.

Figuras do Folclore - Foto de Diogo Braz

Roberta Aureliano também guarda em sua bússola artística uma forte ligação com suas origens. Acompanhada da banda Flor de Maracujá, a cantora literalmente levou o público para dentro do Espaço Linda Mascarenhas embalando sons e sentimentos a respeito de Viçosa e de uma cultura regional alagoana, mais ligada aos folguedos populares. Na apresentação, houve direito a representações do Guerreiro, Pastoril, Bumba-meu-boi e o Sertão alagoano, assim como a zabumba e o xote.

Arrastando a multidão - Foto de Diogo Braz

O timbre da voz de Roberta carrega em si a verdade da cantora, é uma voz bonita, forte, que tem orgulho do seu sotaque e que aproxima o canto das lavadeiras das vozes da MPB; aquela música feita com o propósito de soar assim, tipicamente nordestina. Roberta tinha uma missão de apresentar as suas influências ao público, e fez um bom trabalho. “Eu achei um momento muito especial, de poder expressar todo o meu carinho e dedicação a um trabalho de pesquisa da música popular alagoana: poder mostrar ao público as composições de mestres de nossa cultura, que devem ser cantadas e ouvidas a qualquer momento. Pra mim, foi especial porque muitos ouvidos puderam assimilar essa mensagem”, avaliou. “Eu fiquei surpresa. Achei que o público recebeu bem o trabalho, estava todo mundo prestando atenção ao que estava sendo mostrado. A mensagem foi passada e o público a recebeu bem. Eu fico grata a todos que compareceram. Parabéns ao Espaço Linda, por estar formando essa plateia maravilhosa”, elogiou Roberta. O diretor musical e integrante da banda Flor de Maracujá, Jaques Setton, também ficou satisfeito com a recepção do público. “A recepção foi ótima, maravilhosa. Nós sempre ficamos em busca de um acorde mais lapidado, de uma harmonia mais trabalhada, e o público respondeu a isso muito bem, e pra gente é um motivo de alegria. A música falou, a arte falou”, avalia o violonista.
Sobre a exposição em homenagem ao pai, a cantora revelou estar emocionada. “É difícil de falar, porque aqui está a minha casa, a casa do mestre Ronaldo que é o meu pai, onde você entra e sente a falta do mestre. Ao mesmo tempo em que vem essa alegria imensa dentro de mim, ao saber que a alma do mestre está viva em cada obra aqui exposta, vem também a tristeza de saber da ausência dele como matéria. Mas a emoção é grande e eu agradeço ao IZP pela oportunidade de trazer a memória do meu pai através deste exposição”, agradece.

Emoção - Foto de Diogo Braz

O show foi carregado de emoção. A lembrança e saudade do pai, falecido há três anos, se fazem presente no trabalho de Roberta, deixando a bonita marca do amor que uma filha sente por um pai. Foi uma noite de homenagem a Ronaldo Aureliano, e o público saiu do show com o sentimento de ter sido presenteado pelo talento da família Aureliano. “O show foi muito bom. Essa concepção da música regional com o trabalho do mestre Aureliano foi muito interessante, é um resgate da música alagoana. Nessa geração a gente tem perdido um pouco essa marca da música que retrata a cultura de Alagoas, então foi um show importante, que fez a gente reviver um pouco da história de um grande mestre de Alagoas através da musicalidade. A arte agradece”, elogiou o comerciante Aldo Gomes. Para a musicista Lucy Muritiba, a valorização da cultura regioal também foi um ponto positivo do show. “Eu achei um show maravilhoso. Já conhecia a Roberta, mas nunca tinha assistido um show dela por completo. Gostei muito do contexto que ela traz, dessa questão da valorização regional mesmo e eu acho que combina com ela, com a personalidade dela, e a banda Flor de Maracujá também foi ótima, foi incrível, adorei”, elogiou. O programador musical da Rádio Educativa FM, Givaldo Kleber compareceu e também aplaudiu o talento de Roberta. “Foi um show muito autêntico, ela é muito preparada. Já está pronta para a estrada, já estamos aguardando ansiosamente pelo disco”, avaliou.

Contato com o público - Foto de Diogo Braz

0 comentários:

Postar um comentário