Ads 468x60px

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Divulgação: lançamento do livro Entre uma ostra e outra, de Naara Normande


Pérola de jornalismo em livro sobre ostreicultores de Alagoas
Naara Normande lança seu primeiro livro no Linda Mascarenhas

Diogo Braz

Uma das máximas do jornalismo é que o repórter deve ter um olhar atento para descobrir as melhores histórias: A notícia pode estar em qualquer lugar, até mesmo escondida numa ostra, tal como uma pérola. É isso que o bom jornalista deve fazer, extrair histórias valiosas de onde menos se espera. E foi isso que fez a jornalista Naara Normande, em seu primeiro livro “Entre uma ostra e outra: histórias de vida dos ostreicultores de Alagoas”, que será lançado no dia 09 de outubro, às 20 horas, no Espaço Cultural Linda Mascarenhas.

A dura realidade da ostreicultura em Alagoas 

Resultado de monografia de especialização de Naara, o livro é uma grande reportagem sobre a vida de homens e mulheres produtores de ostra em quatro cultivos de Alagoas, em Ipioca (Maceió), na Palatéia (Barra de São Miguel), em Passo de Camaragibe e em Barreiras (Coruripe). O dia a dia dessas comunidades é difícil e guarda histórias de luta e esperança, universais, como a de milhares de pessoas neste país. Os produtores não conseguem sobreviver apenas do molusco, pois o mercado ainda é restrito, e conciliam seus afazeres com outras atividades relacionadas aos mares e lagoas, uma realidade retratada com técnica e sensibilidade pela talentosa jornalista.

Naara Normande
Nascida em Manaus e criada em Maceió, Naara vem fixando residência em outras cidades – como São Paulo e Salvador – aprimorando seu olhar no contato com diversas realidades, com a certeza de que gosta de contar histórias de pessoas comuns, seja no suporte impresso ou digital.

Naara Normande - talento para descobrir e contar boas histórias 

É jornalista formada pela Universidade Federal de Alagoas, com Especialização em Comunicação Jornalística pela Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo. Atualmente, é aluna do programa de Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia.
“Entre uma ostra e outra: histórias de vida dos ostreicultores de Alagoas”, editado pela Edufal, é o seu primeiro livro. Feliz com o resultado, Naara agora compartilha nas linhas de sua grande reportagem as pérolas mais valiosas de uma gente simples e cheia de esperança: suas histórias de vida.

SERVIÇO
Lançamento do livro “Entre uma ostra e outra: histórias de vida dos ostreicultores de Alagoas”, de Naara Normande
Terça, 09 de outubro, às 20 horas, no Espaço Cultural Linda Mascarenhas
Aberto ao público
  

0 comentários:

Postar um comentário