Ads 468x60px

domingo, 14 de outubro de 2012

Arquivo Linda: Insônia


O espetáculo teatral Insônia, da Companhia Teatro da Meia-Noite, foi selecionada para integrar a programação do palco Deodoro do Projeto Alagoas em Cena 2012. A peça esteve em temporada de um mês, em agosto de 2012, no Espaço Cultural Linda Mascarenhas. Lembre como foi!

O bom Teatro não dorme
Saiba como foi a temporada de Insônia no Linda Mascarenhas

Diogo Braz

O Espaço Cultural Linda Mascarenhas, por meio de seu projeto de temporadas teatrais, vem abrindo espaço para o teatro alagoano e possibilitando que as companhias teatrais de nosso estado desempenhem um trabalho mais completo de formação de seus espetáculos, em temporadas que ampliam o público para a arte de representar e aperfeiçoam as montagens.
Em uma temporada elogiada pelo público, a Companhia Teatro da Meia-Noite trouxe ao palco do Linda a peça Insônia, baseada no conto homônimo de Graciliano Ramos. Trata-se de um monólogo onde o único personagem narra delírios que o fizeram despertar. Durante a noite, a dúvida obsessiva entre um "sim" e um "não" o atordoa e o confunde, frustrando a vontade de dormir. Essa tênue linha entre “realidade e ficção”, “indivíduo e personagem”.

Marcos Vanderlei entre o sim e o não - Foto de Diogo Braz

A proposta inicial foi realizar cinco apresentações teatrais em precisos 60 minutos. O diretor do espetáculo, Guilherme Ramos, explica o motivo dessa escolha cronometrada: “Além de uma alusão aos 60 anos do livro e da idade do autor quando faleceu, faz referência às divisões básicas de tempo (60 segundos = 1 minuto; 60 minutos = 1 hora). Simbolicamente, um relógio impiedoso e seu tic-tac medonho”, revela.
A montagem da Cia. Teatro da Meia-Noite é primorosa e acerta em apostar no talento de um ator repleto desse ingrediente. Marcos Vanderlei, o insone, realmente se entregou ao personagem e imprime naturalidade e plasticidade a um texto clássico e difícil. “O processo de criação desse personagem foi muito intenso. Eu já tinha feito outro texto do Graciliano numa montagem do Lael (Correia, diretor do IET) e percebi que os livros do Graciliano são narrativas em primeira pessoa e que alguns elementos do texto de insônia também estão presentes em outros textos. Então, eu tive de reler muitos livros, e fiz uma mescla disso tudo no meu personagem”, explica Marcos Vanderlei. “Também tive de ficar sem dormir, enclausurado por 15 dias. No processo e produção da peça foram muitos dias de insônia, acompanhando tudo com o pessoal que participa da peça”, revela o ator.
O público aprovou a empreitada da companhia e principalmente de Guilherme Ramos, o diretor e adaptador do texto, em trazer para o palco a angústia do homem diante das dicotomias do cotidiano.
Para o professor Jeferson Bernardes, que assistiu à estreia do espetáculo, destacou-se a atualidade do texto de Graciliano Ramos. “Eu fiquei muito impressionado com a qualidade do texto de Graciliano, como um texto clássico tem capacidade de mexer com a gente independente do tempo, da época. Essa lógica binária com que a gente leva a vida, do tic tac, do sim ou não, é muito atual, fala das novas tecnologias, da nossa vida cotidiana”, avalia. “Achei um espetáculo muito bom. A montagem, a interpretação do artista, tudo foi muito bom. Gostei muito”, elogiou o professor.
A atriz Dinah Ferreira parabenizou o ator Marcos Vanderlei pelo desempenho. “O espetáculo é muito bom de se ver e, como sempre, o Marcos Vanderlei está em uma atuação fantástica. Está de parabéns”, elogiou.

Elogiada atuação - Foto de Diogo Braz

Insônia é emblemático para a companhia. Com o espetáculo, foram premiados em alguns editais nacionais, levaram seu teatro para Alagoas e outros estados, sempre com boa recepção do público. “A recepção tem sido legal, principalmente no interior. Quando a sessão é aberta para debate é ainda melhor, porque o pessoal quer saber mais sobre a narrativa e outras coisas, é muito interessante”, avalia Marcos Vanderlei.
Para a atriz e produtora Rochelli Messias, membro da companhia, Insônia é emblemática para o Teatro da Meia-Noite. “A peça tem trazido muitas alegrias para a companhia desde a sua primeira montagem, em 2007. Era um trabalho bem diferente do que a gente vinha fazendo até então, um espetáculo mais intimista, de literatura pura. Acho que, também por isso, a gente guarda um carinho especial por Insônia”, revela. “Particularmente, eu sou apaixonada por insônia. Acho que o Guilherme conseguiu, de forma bem peculiar, fazer um teatro simples e clássico, isso me atrai como público e como artista”, elogia.

Xodó da companhia - Foto de Diogo Braz

Com a proposta da temporada teatral, a Cia Teatro da Meia-Noite teve oportunidade de resgatar e aprimorar seu repertório, encenando uma peça de perfil menos comercial. “Um dos motivos para a gente escolher fazer uma temporada com Insônia foi justamente não permitir que esse espetáculo morresse. Nós temos três peças ativas no nosso repertório e Insônia, por ter menos apelo junto ao grande público, acaba sendo o menos encenado. Então, aproveitamos a oportunidade para encená-lo. O Espaço Linda Mascarenhas é perfeito para o espetáculo, nós só temos a agradecer essa iniciativa do IZP”, agradece a produtora Rochelli Messias.
Insônia se tornou um ‘xodó’ da Companhia. Todos nós gostamos da produção. Mas, por seu conteúdo mais ‘sério’, foi pouco apresentado nos palcos. O público, de certa forma, prefere o humor – e isso tem de sobra dos outros espetáculos. Daí, quando surgiu a oportunidade de compor a programação do projeto do IZP, foi unânime: ‘Insônia merece isso’. E cá estamos”, explica o diretor Guilherme Ramos.
Se você não conseguiu assistir ao espetáculo no Linda Mascarenhas, agora tem mais uma oportunidade. Vale a pena conferir o espetáculo na programação do Alagoas em cena 2012. Fique atento ao cronograma do projeto.

0 comentários:

Postar um comentário