Ads 468x60px

terça-feira, 8 de abril de 2014

I Semana Alagoana de Hip Hop

O momento do movimento
Semana traz programação dedicada ao movimento Hip Hop

Popfuzz


O primeiro dia da I Semana Alagoana de Hip Hop exibiu o documentário "A Cultura Hip Hop Vive em Alagoas", do diretor Zazo. Após o filme, rolou um bate papo com o realizador do projeto sobre a história do Hip Hop em Alagoas e o seu cenário atual. Entre os assuntos ainda discutidos no debate estavam a necessidade de uma maior politização do hip hop em Alagoas, a responsabilidade do MC ao cantar uma letra e passar uma mensagem, as ações para a retomada da coletividade no movimento e etc.

Zazo - Foto: Coletivo Popfuzz


O segundo dia da Semana Alagoana de Hip Hop contou com a ‘Oficina de Clipes de Baixo Custo’ do editor/montador Marcos Caraciolo. O realizador apresentou soluções criativas e eficientes para bandas e artistas gravarem seus videoclipes. Entre os assuntos abordados: Softwares, programas e equipamentos.

Marcos Caraciolo - Foto: Coletivo Popfuzz

O terceiro dia da Semana Alagoana de Hip Hop contou com a ‘Oficina de fotografia’, ministrada pela fotografa e videomaker Vanessa Mota durante a parte da tarde. A oficina abordou técnica, equipamentos e os princípios básicos da fotografia. 

Na parte da noite, a galera pôde conferir a ‘Oficina de Graffiti’ de Rodrigo Simplez. O grafiteiro fez um bate papo seguido de uma belíssima demonstração com direito a um lindo urso zumbi nas paredes de fora do IZP.

Rodrigo Simplez - Foto: Coletivo Popfuzz

O quarto dia contou com a oficina ‘Como divulgar seu som’. A oficina foi ministrada pelo produtor cultural/jornalista/músico Rodolfo Lima e abordou diversos temas como a preparação de press kit. Na parte da noite, foi a vez do Bboy Nego Love ministrar a sua oficina ‘Oficina de Break’, mostrando todos a versatilidaed dos passos do Break.
O quinto dia contou com a oficina ‘Produzindo beats dentro de casa’, ministrada pelo produtor/rapper Tito Remy.Tito é MC e produtor de rap nos grupos Familia Todos Um, Função Babel e A Queda. A noite foi de oficina “Produção Cultural Voltada para o Hip Hop’, com o MC Coscarque e a produtora cultural baiana Lisia Lira.
Para iniciar o último dia da Semana Alagoana de Hip Hop, rolou a Oficina de DJ, ministrada por Eder Moreira Souza, conhecido artisticamente como Dj Jarrão. Rolou também ‘Oficina de MC’, ministrada pelo produtor/MC André Coscarque e pela jornalista/produtora Lisia Lira.

Shows
A noite de sábado foi de grandes shows no encerramento da Semana Alagoana de Hip Hop. Iniciando as atividades os bboys da crew Mzs deram uma ‘aula’ de break dance para os presentes. Muito instigante. 

Logo após foi a vez do primeiro grupo de rap da noite Reação Periférica. O grupo levantou a galera com músicas do seu disco de estreia Gangsta 082. 

Biografia Rap - Foto: Coletivo Popfuzz

Em seguida chegou a vez da banda de rap feminino Biografia Rap mandar a sua mensagem. As garotas fizeram um showzaço cheio de discurso feminista. No final rolou até cartaz em repudio ao estupro e os seus dados alarmantes. 
A Familia TODOS UM entrou em cena para levantar geral. A rapa/banda/gang fez todo mundo colocar a mão pra cima com várias participações e sucessos do Função Babel, A Queda, entre outros. 

Família Todos Um - Foto: Coletivo Popfuzz

Voltando para o break dance a crew União Quilombrothers veio diretamente de União dos Palmares para incendiar o palco do Linda Mascarenhas. Empolgante. 
Na sequência, também de União dos Palmares, o rapper Zulu Fernando veio dá o recado com suas letras politizadas e sua batida de pegada old school. Show bonito. 

MC Coscarque - Foto: Coletivo Popfuzz

De fora do estado, mais precisamente de Salvador (BA) MC Coscarque se juntou a DJ Jarrão, MC Suburbano e MC Réu para botar geral pra cima. A apresentação teve batida contagiante, flow e rap recitado a capela. Ritmo e poesia total. 
Encerrando a noite, o grupo de rap penedense Soma Negra colocou pra dançar os ainda presentes no Teatro Linda Mascarenhas com flow rápido e letras por vezes festeiras por outras politizadas. 
Uma noite inesquecível para o hip hop alagoano. 


0 comentários:

Postar um comentário