Ads 468x60px

terça-feira, 26 de março de 2013

Divulgação: Linda Cultural


Cultura para todos
Linda Cultural une Espaço Cultural Linda Mascarenhas e Espaço Cultural da UFAL em ações para alunos e professores da rede pública

Ingryd Brito

O Espaço Cultural Linda Mascarenhas, órgão do Instituto Zumbi dos Palmares (IZP), em convênio com a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, firmaram parceria com a Escola Técnica de Artes (ETA) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) para proporcionar aos alunos e professores da rede pública de ensino do Estado o acesso direto à arte e à cultura. O nome dado à iniciativa é emblemático: “Projeto Linda Cultural”, representando a união do Espaço Linda Mascarenhas e do Espaço Cultural da UFAL.

Reunião entre equipes do Espaço Linda e ETA - Foto de Diogo Braz

Na prática, os alunos e professores da rede pública estadual poderão prestigiar as montagens de peças, recitais, e apresentações de dança desenvolvidas pelos alunos e professores da ETA, proporcionando a inserção de estudantes e docentes nas produções culturais, estimulando o potencial criativo de cada um.
O objetivo do projeto é impulsionar a formação cidadã através da arte e da cultura, oferecendo os conteúdos didáticos dessas atividades para envolver os alunos no processo de criação, mostrando também tudo que acontece por trás de um espetáculo.
No calendário das atividades serão ofertadas produções artísticas das escolas de música, teatro e dança. No caso dos musicais, eles acontecerão uma vez ao mês, com concertos didáticos da Orquestra Sinfônica Universitária da UFAL, com direito a uma mini-aula de capacitação para professores e debates com alunos e mestres.
Nas oficinas de teatro, os estudantes terão acesso aos ensaios dos espetáculos e à parte de concepção e criação de cenário e figurino, além de uma roda de debates. Já na área de dança, eles poderão assistir aos ensaios e participar das aulas de expressão corporal, alongamento e aquecimento.

Orquestra Sinfônica Universitária da UFAL - Foto de Assessoria

Para dar início as ações do projeto, na próxima terça-feira (02), a Orquestra Sinfônica Universitária da UFAL, regida pelo professor Nilton Souza, apresentará um concerto didático para os alunos do CEPA. A apresentação acontecerá a partir das 16h, no Espaço Cultural Linda Mascarenhas e terá entrada franca. O recital escolhido para apresentação foi um dos espetáculos mais populares da música barroca: “As Quatro Estações”, do compositor e violinista italiano Antônio Vivaldi.
As ações do Projeto Linda Cultural vão se desenvolver ao longo de todo o ano, buscando aproximar esses jovens estudantes da arte produzida em Alagoas; de forma a incentivar o interesse em cultura e contribuir com os professores da rede pública de ensino, que poderão se servir dessas produções como referencial para desenvolver o seu trabalho cotidiano nas salas de aula.

Serviço
Projeto Linda Cultural
Estreia: Terça-feira, 02 de abril, às 16hs, com concerto didático da Orquestra Sinfônica Universitária da UFAL executando “As Quatro Estações”, de Antônio Vivaldi.
Local: Espaço Cultural Linda Mascarenhas

0 comentários:

Postar um comentário