Ads 468x60px

sexta-feira, 29 de março de 2013

Divulgação: Linda Cultural - Concerto didático da OSU


Sinfonia para todas as estações
Projeto Linda Cultural estreia com concerto didático da OSU-UFAL

Diogo Braz

Tem início, nesta terça, o Projeto Linda Cultural, fruto da parceria entre Instituto Zumbi dos Palmares (IZP), Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e Secretaria de Estado da Educação e do Esporte de Alagoas (SEE). A estreia acontecerá no Espaço Cultural Linda Mascarenhas, às 16 horas, com a apresentação de um concerto didático da Orquestra Sinfônica Universitária da UFAL (OSU), que irá executar “As quatro estações”, do compositor italiano Antônio Vivaldi, para alunos da rede pública de ensino. Numa tentativa de expandir o alcance da cultura erudita ao público e tornar a produção artística mais acessível à sociedade, os parceiros na iniciativa elaboraram uma extensa programação, com atividades que devem acontecer ao longo do ano, privilegiando a música, o teatro e a dança.

Músicos da OSU - Foto de divulgação (Fonte: Alagoas 24 horas)

Clássico, de acordo com uma das definições para o verbete, é aquilo que é tradicional. Seguindo uma lógica pouco flexível, a música clássica, então, deveria ser uma música que é habitual ao ouvinte. Mas que tradicionalismo é esse que se restringe a raros espaços e consumidores? Talvez por isso, a OSU escape desse rótulo para atingir, conquistar e abranger um público formado principalmente por pessoas que nunca haviam cultivado o hábito ou a tradição de consumir a estereotipada música clássica, cheia de pompa e restrições. A tarefa principal da OSU parece ser justamente a de quebrar a barreira criada pelo rótulo “clássico” e apresentar a música erudita tal como ela é: acessível a todos.

Orquestra Sinfônica Universitária da UFAL

Fundada em 1981, como Orquestra de Câmara da Universidade Federal de Alagoas, a OSU nasceu da iniciativa de músicos da comunidade e de professores do Departamento de Artes da mesma Universidade. Vários regentes empunharam a batuta da orquestra e contribuíram para o seu desenvolvimento e crescimento até que ela se tornasse uma Sinfônica no ano passado, marcando os dez anos do regente titular Nilton Souza à frente do grupo. Hoje, a OSU conta com 60 componentes, incluindo o pessoal administrativo, bolsistas, funcionários músicos e regentes. 

OSU - Foto de divulgação (Fonte: Balaio de fatos)

A OSU sempre teve suas atividades atreladas aos Cursos de Música – Licenciatura e Bacharelado em Canto – da UFAL, tendo em vista a necessidade de promoção da vida acadêmico-musical dos alunos.  Além disso, tenta promover a interação da sociedade com a universidade por meio da abertura de editais e da oferta regular de cursos de extensão, da promoção de oficinas, workshop, etc.
Para a apresentação desta terça, na estreia do Projeto Linda Cultural, a OSU vem ensaiando “As quatro estações” desde o ano passado. A experiência com os concertos didáticos fazem parte das atividades rotineiras do grupo, que tem promovido a música folclórica, popular e erudita de compositores locais e internacionais para diversos públicos e comunidades. Vale a pena conferir e apreciar a música, para que ela seja tradicional, habitual, verdadeiramente clássica.

Serviço
Projeto Linda Cultural - Orquestra Sinfônica Universitária da UFAL apresenta “As quatro estações”, de Vivaldi, em concerto didático para alunos da rede pública de ensino.
Terça, 2 de abril, às 16 horas, no Espaço Cultural Linda Mascarenhas.
Informações: (82) 3315-9927

1 comentários:

  1. Uma feliz iniciativa - num "mundo" de lek-leks e outras mais onomatopeias musicais. Ainda bem. Música,divina música, para refrear banalidades e lixos em prol do resgate da cultura e elevar o nível musical da juventude. Parabéns, mil vezes!!!

    ResponderExcluir