Ads 468x60px

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Oficinas Rock Cordel Maceió 2012 (textos do site do Popfuzz)

10/09 - Redes sociais e trabalho colaborativo no 1º dia de oficinas do Rock Cordel Maceió
Rodolfo Lima*

O primeiro dia do Ciclo de Oficinas do Rock Cordel Maceió aconteceu ontem no Espaço Linda Mascarenhas com a oficina “Midia Livre e Cobertura Colaborativa”. Ministrada por Edvam Filho, membro do Coletivo Megafone, de Pernambuco, a oficina levou cerca de 50 pessoas ao Espaço Cultural Linda Mascarenhas.
Entre os assuntos discutidos, as formas de trabalho se utilizando das redes sociais, o trabalho colaborativo como o grande futuro da comunicação e marketing, e o trabalho em rede que se faz cada vez mais forte nos campos profissionais.


Ações de marketing no ambiente virtual - Foto de Vanessa Mota


As ações do campus temporário da Universidade Livre Fora-do-Eixo no ciclo de oficinas do Rock Cordel Maceió começaram com tudo. Amanhã tem mais midialivrismo e formação livre com a oficina Guerrilha Audio Visual, de Paulo Winz, da Casa Fora-do-Eixo Fortaleza. Não percam! No Espaço Linda Mascarenhas, às 19h.

Edvam Filho - Foto de Vanessa Mota


* É membro do Coletivo Popfuzz
Matéria disponível em: http://popfuzz.com.br/resenha/redes-sociais-e-trabalho-colaborativo-no-1o-dia-de-oficinas-do-rock-cordel-maceio/


11/09 - O audiovisual do “faça você mesmo” no 2º dia do Ciclo de Oficinas do Rock Cordel Maceió
Rodolfo Lima*

O segundo dia do Ciclo de Oficinas do Rock Cordel Maceió foi marcado por muito audiovisual, midialivrismo e cinema. O fotográfo/videomaker Paulo Winz, da Casa Fora do Eixo Fortaleza, apresentou sua oficina “Guerrilha do Audiovisual” para o teatro lotado do Espaço Linda Mascarenhas.

Paulo Winz conversa em tom descontraído em oficina - Foto de Vanessa Mota

Paulo Winz conversou com os presentes sobre a história e as plataformas do audiovisual no Circuito Fora do Eixo, como a Semana do Audiovisual (SEDA), projeto que oferece uma semana de intensas atividades, reunindo coletivos, produtoras, realizadores, estudantes, acadêmicos para refletir e debater tanto sobre a linguagem audiovisual como sobre políticas públicas para a cultura em geral.

Espaço Linda ficou lotado - Foto de Vanessa Mota

Um dos pontos altos da oficina foi a Pós-Tv. Plataforma forte do Fora do Eixo que realiza transmissões ao vivo de manifestações sociais, shows, debates, oficinas, palestras, programas e etc., de maneira real e crua, ao maior estilo “faça você mesmo”: Ferramenta que se opões aos relatos muitas vezes maquiados das grandes emissoras.
As oficinas de formação livre no Campus do Rock Cordel Maceió continuam amanhã também com Paulo Winz debatendo o tema “Poéticas Visuais: Fotografia em Festivais”, às 19h, no Espaço Cultural Linda Mascarenhas. Tudo gratuito.

* É membro do Coletivo Popfuzz
Matéria disponível em: http://popfuzz.com.br/textos/o-audiovisual-do-faca-voce-mesmo-no-2o-dia-do-ciclo-de-oficinas-do-rock-cordel-maceio/


12/09 - Campus do Rock Cordel Maceió se encerra com os novos caminhos da cobertura fotográfica em festivais
Rodolfo Lima*


O último dia do Ciclo de Oficinas do Rock Cordel Maceió foi dedicado às novas narrativas visuais da cobertura fotográfica em festivais de música, manifestações sociais e eventos culturais em geral. A oficina “Poéticas Visuais: Fotografia em Festivais”, de Paulo Winz, da Casa Fora do Eixo Fortaleza, fechou com classe o Campus do Rock Cordel Maceió, com un público de mais de 30 pessoas. 
Mais do que abordar somente a fotografia das apresentações das bandas, a abordagem fotográfica proposta na oficina tratou principalmente do registro dos momentos de interação entre banda e público. A captação da reação das pessoas e os momentos simbólicos fora e dentro do palco buscam mostrar uma narrativa mais poética para o registro visual.


Público compareceu nos 3 dias de atividades - Foto de Vanessa Mota
Foram três dias de muita formação livre, partindo das ações do campus temporário da Universidade Livre Fora do Eixo. Encerrado o ciclo de oficinas, amanhã começam os shows do festival. Serão três dias de muita música independente, sempre a partir das 17h, no posto 7, no final da praia da Jatiúca. É tudo de graça!


* É membro do Coletivo Popfuzz

0 comentários:

Postar um comentário