Ads 468x60px

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Espaço Linda no Diário Oficinal

Espaço Cultural Linda Mascarenhas tem agenda movimentada em setembro
Oficinas, exibição de filmes, shows e exposições são opções de programas culturais

Diogo Braz

Com uma programação para agradar aos mais variados públicos, o Espaço Cultural Linda Mascarenhas encerra a primeira quinzena de setembro repleto de projetos e ações que resultaram em casa cheia. A receita que tem dado certo é simples: abrir as portas para quem está produzindo. Com essa filosofia, o Espaço Linda Mascarenhas vem desenvolvendo diversos projetos, firmando parcerias e apoiando outras atividades que visem dar um retorno à sociedade. Na primeira metade do mês, foram ministradas oficinas culturais, exibidos filmes, realizados ensaios teatrais.

Projetos

Pratas da casa, o projeto Outras Ondas e o Projeto Linda de Música e Artes Visuais estão mantendo um cronograma constante e gratuito de apresentações musicais e de exposições.
Servindo como uma espécie de plataforma de lançamento, o Outras Ondas é uma iniciativa conjunta com a TV Educativa e apresenta mensalmente uma atração musical que esteja iniciando sua carreira. Em setembro, a escolhida para estrelar o projeto foi a cantora e atriz Elisa Lemos, que apresentará hoje, às 20 horas, o show “Caleidoscópio”. Elisa é filha do guitarrista Toni Augusto e subirá ao palco acompanhada por ele e por Allysson Paz (bateria) e Anderson Silva (baixo). No show, Elisa pretende mostrar um bom apanhado das suas influências como intérprete, que vão da MPB até o Rock com ares setentistas. Vale conferir a estreia dessa jovem talentosa.

Cartaz do show de hoje de Elisa Lemos

            Dedicado aos artistas que já possuem mais tempo de estrada, o Projeto Linda de Música e Artes Visuais apresenta, a cada edição, um show com um artista ou banda e uma exposição de um artista visual, seja ele pintor, escultor, fotógrafo, designer ou vídeo artista. Essa exposição tem abertura no dia do show do projeto e fica em cartaz por cerca de um mês, também gratuitamente, no Hall do Espaço Cultural Linda Mascarenhas. Este mês, o Projeto Linda de Música e Artes Visuais acontecerá na próxima sexta, dia 21, também às 20 horas e contará com um show da cantora e atriz Roberta Aureliano, e a abertura da exposição “A Casa do Mestre”, com obras do acervo da família do escultor e poeta Ronaldo Aureliano, falecido há três anos. Esta edição do projeto servirá como homenagem ao saudoso mestre.

Parcerias e apoios

Com a filosofia de unir forças com realizadores e artistas, o Espaço Cultural Linda Mascarenhas tem firmado parcerias e tem dado apoio a diversas atividades, engrandecendo e diversificando a sua agenda.
Realizado em parceria com o Cinceclube Cine Ideário, da ONG Ideário, e de programas de incentivo à cultura, o projeto Cinema é uma coisa Linda acontece toda quinta-feira, transformando o Espaço Linda Mascarenhas numa sala de cinema. São exibidos filmes de diversos gêneros em sessões gratuitas que acontecem sempre às 19 horas. Depois da exibição acontece sempre um debate sobre o que foi visto na tela e sobre diversos temas do universo audiovisual.


Ainda no campo do cinema, o Linda Mascarenhas firmou parceria com o Sesc-Alagoas para a realização do projeto Ateliê Sesc de Cinema e durante todas as tardes, até novembro, o teatro vira uma verdadeira escola de cinema, onde alunos do Cepa aprendem mais sobre a sétima arte.
O Espaço Linda tem dado apoio e incentivado importantes atividades, principalmente cedendo sua pauta para que realizadores e artistas possam levar o seu trabalho ao público. Exemplos marcantes de atividades bem sucedidas por meio desse apoio são as oficinas culturais do festival Rock Cordel Maceió, acontecidas esta semana no Linda Mascarenhas. Fruto de uma parceria do Banco do Nordeste com o Coletivo Popfuzz e diversos agentes culturais do Nordeste, o festival musical ofereceu uma programação com três dias de oficinas gratuitas sobre fotografia, guerrilha audiovisual e utilização de redes sociais no marketing de ações culturais, tudo isso aconteceu no Linda Mascarenhas e essa é apenas uma amostra da movimentação do espaço, que mantém as portas abertas para a produção cultural alagoana.

Oficinas do Rock Cordel Maceió - Foto de Diogo Braz

0 comentários:

Postar um comentário