Ads 468x60px

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Os Geraldos (SP) trazem o espetáculo "Os Números" aos palcos do Linda Mascarenhas

Foto: Alice Dalgalarrondo


O espetáculo


Números é uma comédia em que um grupo de artistas mambembes se multiplica em diversas funções para apresentar uma série de números inspirados na tradição circense.
Um espetáculo que traduz o amor do artista pelo seu público e que, apostando no talento humano para realizar esta alquimia que transforma a pobreza de recursos materiais em arte, torna-se uma metáfora não apenas da situação do artista hoje, mas do próprio povo brasileiro. Também ele um alquimista que transforma sua miséria material em arte, alegria e beleza.

Duração: 50 minutos
Indicação: 14 anos




O grupo


Em 2007, um grupo de formandos do curso de Artes Cênicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) decidiu juntar-se em torno do desejo comum por um teatro popular, para um público extenso. Surgiam, então, Os Geraldos, entre a erudição da pesquisa acadêmica e a simplicidade poética do teatro popular.
As origens remontam às atividades do núcleo de pesquisa “Dramaturgia das Ações Cênicas: O tipo cômico na construção da poética do ator”, vinculado ao “Núcleo de Estudos em Poéticas da Ação Cênica”, grupo de pesquisa vinculado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Um dos tantos aspectos que torna o grupo coeso, à época e até hoje, é a inquietude diante do perigo de uma pesquisa encerrar o valor em si. O sentido do estudo, para Os Geraldos, está especialmente na possibilidade de iluminar o caminho artístico. Mesmo entre livros, o grupo jamais perde de vista que o artista só existe por causa do seu público.
O primeiro trabalho foi o espetáculo Números (2007), criação dramatúrgica coletiva de esquetes com inspiração clownesca e direção de Roberto Mallet. Desde então, encanta e emociona os públicos que o recebem, tendo conquistado vários prêmios, como o de melhor espetáculo, no Festival de Teatro da Região Metropolitana de Campinas (2008), que foi o primeiro de que participou, e, mais recentemente, os de melhor espetáculo, melhor conjunto de atores e melhor figurino no 24º Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau (FITUB), em 2011. Atendendo a pedidos de pessoas que se manifestavam ao fim do espetáculo, o grupo criou o Números para crianças (2011), uma adaptação próxima à versão original que se vale da atmosfera lúdica que lhe é característica para atingir diretamente o público infantil.
Em 2009, estreou seu segundo espetáculo: Hay Amor!, criação dramatúrgica a partir do tema “a gente é brega quando ama”, com direção de Verônica Fabrini. Evocando que haja amor, sempre e por tudo, o espetáculo já conquistou, além da aclamação do público, importantes prêmios, como no 14º Festival International Du Théâtre Universitaire d’Agadir (Marrocos), em que recebeu o prêmio especial do júri e o prêmio máximo do festival.
Realizou, em maio de 2011, um projeto contemplado pelo ProAC – Promoção do Acesso à Cultura e Formação de Público em SP, na cidade de Bebedouro, com apresentação dos espetáculos e realização de oficinas, obtendo retorno bastante expressivo do público.
Durante essa trajetória, o grupo já passou por mais de 30 cidades, em apresentações que percorreram seis estados brasileiros, além da participação e premiação em festivais nacionais e internacionais em países como Marrocos, Argentina e Peru, atingindo mais de 14 mil pessoas.
Somos mais um grupo de teatro num país e numa época em que viver de teatro e em grupo exige determinação e persistência.
Valerá a pena o esforço?
Somos sonhadores e realizadores…

Foto: Augusto Yamamoto

Espaço Cultural Linda Mascarenhas
Dias 30 de novembro e 01 de dezembro
Às 20h
Ingressos: R$ 5 (estudante)
                  R$ 10 (inteira)


0 comentários:

Postar um comentário