Ads 468x60px

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Reabertura do Espaço Linda Mascarenhas

De volta ao público
Espaço Linda Mascarenhas retomará 100% de sua programação a partir deste mês

Diogo Braz

Depois de um período de funcionamento limitado, o Espaço Cultural Linda Mascarenhas se prepara para voltar a atender ao público com 100% de sua capacidade. Tendo passado por uma extensa e detalhada reforma, graças a uma parceria com a Secretaria de Estado de Educação de Alagoas (Seduc), o aparelho cultural do Instituto Zumbi dos Palmares (IZP) voltará à normalidade de suas atividades neste mês de outubro, com uma reabertura que acontecerá no dia 21, durante as solenidades de homenagem aos servidores estaduais da Educação.
Desde 2015, o Espaço Linda vem funcionando apenas com pequenos eventos, de público reduzido, como oficinas de teatro e de música clássica, reuniões de grupos profissionais e da sociedade civil organizada, workshops, oficinas de editais, conferências e ensaios. A reforma chegou por meio de um convênio celebrado entre IZP e Seduc. Toda a parte elétrica do teatro foi refeita, assim como a impermeabilização do teto, pintura, recuperação de carpetes e cadeiras, reparos hidráulicos, conserto de portas e a aquisição de novos aparelhos de ar condicionado. Para o Diretor Presidente do IZP, Roberto Amorim, é preciso destacar a exitosa parceria do Instituto com a Seduc. “A educação e a cultura têm muito a comemorar com a reabertura do Linda: são áreas que devem caminhar juntas. A partir dessa parceria, vamos poder desenvolver projetos com artistas locais e trabalhar diretamente com estudantes e professores que estão dedicados a aprender a partir da cultura”, comemora Amorim.

Fachada do Espaço Linda Mascarenhas - Foto de Diogo Braz


Para o Presidente do IZP, a reabertura do espaço confirma a importância dessa linha de atuação. “Esta gestão do IZP entende que trabalhar com educação é uma vocação do Linda Mascarenhas, além de ser um equipamento voltado a artistas locais, que encontram aqui abrigo e apoio para desenvolver as suas atividades, num mercado que é repleto de dificuldades”, avalia Roberto Amorim.
Com a casa nova, o Gerente do Espaço Cultural Linda Mascarenhas, Junior Almeida, espera reforçar o foco de atuação teatro. “Espero que o Espaço Linda volte a ser um ponto de convergência da produção artística do nosso estado e do público que admira essa produção, dando ênfase a um trabalho direcionado a estudantes da rede pública estadual”, revela Almeida.

Pronto para receber o público - Foto de Diogo Braz

Para este mês de outubro, além da solenidade de homenagem aos servidores da Educação, a programação do Espaço Linda inclui aulas do projeto Orquestra Jovem de Alagoas, oficina de teatro, shows do grupo Malacada e de Edi Ribeiro, ambos pelo projeto Palco Aberto. Confira a agenda:
21/10 – Evento da Seduc-AL em homenagem ao servidor estadual da Educação
22/10 – Projeto Palco Aberto – Show do grupo Malacada
27/10 – Projeto Palco Aberto – Show de Edi Ribeiro
Terça e quinta: Oficina de Teatro com Carlos Alberto Barros

Segunda, quarta e sexta: Projeto Orquestra Jovem de Alagoas

1 comentários:

  1. Como faz para participar como banda? Algum edital? Alguns eventos que são oferecidos, por quais critérios passaram, já que o espaço é "público"?

    ResponderExcluir