Ads 468x60px

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Projeto Linda Cultural


Estreia no melhor tom
Orquestra da UFAL encanta alunos do Cepa em estreia do Projeto Linda Cultural

Diogo Braz

O Projeto Linda Cultural – parceria entre Espaço Cultural Linda Mascarenhas (Instituto Zumbi dos Palmares), Escola Técnica de Artes da UFAL (ETA) e Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) – teve início, nesta terça, com um concerto didático da Orquestra Sinfônica Universitária da UFAL (OSU) para alunos e professores da rede pública de ensino; e, a julgar pela recepção da plateia, foi uma estreia em tom maior.

Casa cheia para ver a OSU - Foto de Diogo Braz

Com o Espaço Linda Mascarenhas completamente lotado, a OSU executou primorosamente “As quatro estações”, do compositor italiano Antônio Vivaldi, sob a regência do maestro Fagner Magrinelli, e foi saudada com aplausos calorosos de alunos do Cepa. Muitos deles estavam tendo contato com a música erudita pela primeira vez e ficaram encantados com a experiência. Para a estudante Fernanda Farias, o espetáculo foi engrandecedor. “É a primeira vez que eu assisti a uma orquestra e eu adorei. Eu não conhecia a peça e achei muito interessante, acrescentou muito pra mim”, revelou. Para Melquezedeque, estudante de pedagogia, o projeto é bastante válido. “Achei o máximo essa ideia de aproximar a música clássica dos estudantes da rede pública. É genial, ainda mais sendo esse tipo de cultura que só eleva o espírito”, avalia.

Música para todas as estações - Foto de Ingryd Brito

Em um misto de concerto e aula, os membros da OSU, além de tocarem a sinfonia, falaram sobre a música erudita, explicaram o contexto em que a obra foi composta, apresentaram cada instrumento e como se constrói o som de uma orquestra. Para o maestro Fagner Magrinelli, o trabalho com a orquestra é encarado carinhosamente como uma missão: difundir cultura. “Esse é um trabalho em que a gente planta o futuro, jogando aquela sementinha da música clássica no coração deles e desperta o interesse deles pelas artes, pela música, por aquelas coisas que nos elevam o espírito e nos alegram”, avalia. “Tocar para este público jovem, de estudantes do ensino médio, é uma experiência muito gratificante, porque a gente vê no rosto deles que eles estão fascinados com tudo o que está acontecendo. A recepção hoje foi ótima, foi um prazer estar aqui hoje”, revela o regente.

Cultura em pauta - Foto de Diogo Braz

Se o verbete clássico, de acordo com as definições dos dicionários, significa algo que é tradicional, o Projeto Linda Cultural surge com a missão de aproximar a produção erudita do público mais jovem, tornando-a mais habitual, acessível a todos, fazendo da música clássica uma sinfonia para todas as estações.

0 comentários:

Postar um comentário