Ads 468x60px

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

VIII Semana do Administrador Facima - Dia 3

Os três dias da Semana do Administrador da Facima tiveram saldo positivo

Diogo Braz

Depois de dois dias repletos de informações úteis sobre temas urgentes ao meio ambiente, a Semana do Administrador da Facima chegou ao seu último ato sem demonstrar sinais de saturação. Há de se registrar que os participantes pareciam mais animados que nunca para ouvir as palestras e trocar informações entre si durante os intervalos de coffee break. Para o diretor do Espaço Cultural Linda Mascarenhas, Júnior Almeida, “O Espaço está de portar abertas para iniciativas como esta. Ficamos felizes em poder receber um evento tão cuidadosamente organizado e poder contribuir na discussão de uma temática tão interessante como a da sustentabilidade”, comentou.

Participantes trocam informações durante Coffee Break - Foto de Diogo Braz

Para o último dia foram reservadas as palestras dos analistas do IBAMA Mário Daniel Sarmento, para falar sobre questões da fauna, e Marlúcia Cavalcante da Silva, para falar sobre educação ambiental. Entre os participantes, a sensação era de aprovação. Laísa Calheiros Baracho, aluna de Administração, ressaltou a importância de se discutir a preservação do meio ambiente. “Pra mim o evento é de extrema importância, porque atualmente a questão da sustentabilidade não está em pauta à toa, diz respeito ao nosso futuro, não é? Foi um tema bem escolhido porque, apesar de se falar muito em sustentabilidade, a informação ainda é pouca, eu acredito. E a semana está sendo muito boa porque está ampliando nossa visão em relação a isso”, comentou.

Mário Daniel Sarmento falou sobre as questões da fauna - Foto de Diogo Braz

Realmente, se a informação é o primeiro passo para a transformação, então esses futuros gestores tiveram a possibilidade de extraírem a matéria-prima da criação da sua consciência ambiental. O primeiro palestrante da manhã, o analista ambiental responsável pelo Núcleo de Fauna do IBAMA-AL, falou da importância da informação para diminuir os impactos da degradação do meio ambiente. “O que a gente pode fazer para mitigar esses problemas ambientais de fato? Primeiro é a informação! Isso que se fez aqui hoje, essa iniciativa de levar a estudantes de Administração, futuros gestores, essas informações sobre diversas questões ambientais: isso é muito importante. A prerrogativa da sustentabilidade não é somente dos ambientalistas, de quem trabalha diretamente com isso, mas é um problema de todos, porque tudo está ligado à nossa sobrevivência; é a nossa sobrevivência que está em jogo. Quando a gente tira um animal de um ambiente, a gente está provocando um desequilíbrio nesse ecossistema, e quando a gente observa algumas catástrofes naturais, isso nada mais é que o reflexo da nossa estada neste planeta”, alertou o ambientalista.
Em sua palestra, Mário Daniel pode conscientizar os alunos a respeito da importância de se manter preservadas todas as espécies de vida, para manter o equilíbrio ambiental, e alertou que os alunos, como futuros gestores, poderão direcionar os negócios das empresas em que trabalharão em direção à sustentabilidade, por isso da importância deles desenvolverem uma consciência de que é importante cuidar da preservação dos ecossistemas e das espécies que lá vivem.

Marilúcia Cavalcante da Silva falou sobre educação ambiental - Foto de Diogo Braz

A palestra seguinte, da educadora ambiental Marilúcia Cavalcante da Silva, de certa forma, reforçou a fala de Mário Daniel. Para Marilúcia, a educação ambiental deve ter prioridade e ser desenvolvida interdisciplinarmente na construção do conhecimento desde a infância, mas que ela não deve parar por aí, atingindo adolescentes e adultos. “A gente tem de tratar a questão ambiental no ensino e fora dele, isso é um dever de todos, do Governo e da comunidade. Quando se pensa em educação ambiental, fala-se muito em trabalhar com crianças. Isso é importante, mas o adulto também aprende. As pessoas têm de sair do senso comum do seu dia a dia e reelaborar um novo conhecimento. O papel da educação é justamente traduzir para a população todos os termos técnicos, todo aquele conhecimento que está dentro de um grupo fechado, e tornar a informação acessível para que esse aprendizado seja possível, para que as pessoas tenham consciência de que esse (preservar o meio ambiente) é o caminho”.
Na sua fala, a educadora adiantou que o IBAMA-AL está iniciando um projeto para tentar uma lenta abertura da Área de Preservação Permanente de Maceió (Reserva do IBAMA-AL, localizada no bairro da Gruta de Lourdes) para atividades de educação ambiental. Com isso, Marilúcia pretende despertar a atenção de educadores de escolas para a necessidade de um programa interdisciplinar de educação ambiental, onde os temas como os que foram tratados na Semana do Administrador da Facima possam ser trabalhados em conjunto, aproveitando assim o ambiente escolar como palco para a formação da consciência ecológica desde a infância.

Participantes atentos às palestras - Foto de Diogo Braz

Em três dias de evento, a Semana do Administrador da Facima, que ocorreu de 13 a 15 de setembro, no Espaço Cultural Linda Mascarenhas, colheu bons frutos, de forma sustentável. Os membros da organização comemoraram os resultados. “O evento em si foi construtivo porque houve uma interação muito boa dos alunos com os palestrantes do IBAMA, que são pessoas indicadas para passar informações sobre o tema, porque eles trabalham diretamente com essa questão do desenvolvimento sustentável. Isso pode acrescentar muito na carreira dos administradores, todos puderam criar um olhar ambiental, para cuidar do meio ambiente e fazer o possível para interagir com ele de forma positiva”, comentou o aluno de Administração Amaury Barbosa, membro da organização do evento.

Participantes posam para fotos ao final do evento - Foto de Diogo Braz

O professor do curso de Administração da Facima, Gilmar Vieira de Melo, elogiou a iniciativa e o empenho dos alunos. “Esta semana de palestras foi uma coisa bonita e prazerosa de ser feita. São oito anos de realização do evento e pela primeira vez as palestras aconteceram no período da manhã, com a presença de muitos alunos. Nós ficamos muito felizes com isso. Os alunos do quinto e sexto períodos estão de parabéns, eles demonstraram ter conhecimento, habilidade e, principalmente, atitude. Em nome da diretora Ana Paula Nunes e de toda a Facima eu quero agradecer à superintendente do IBAMA, Sandra Menezes, pelo apoio da instituição, e também ao Júnior Almeida pela cessão do Espaço onde a gente pode realizar esta semana tão importante para os futuros administradores desta Alagoas”, congratulou o professor.

Confraternização ao final do último dia de palestras - Foto de Diogo Braz

Encerrada a oitava Semana do Administrador da Facima, o que se pode colher foi a esperança de que os futuros gestores do estado apliquem na prática os conhecimentos que adquiriram ao longo desses três dias, e que possam plantar novas sementes de sustentabilidade por onde passem.

0 comentários:

Postar um comentário