Ads 468x60px

domingo, 31 de agosto de 2014

Exposição Gente Nossa

Exposição “Gente Nossa” ganha versão online
Iranei Barreto

A exposição Gente Nossa: O Melhor da Tradição Junina, acaba de ganhar versão online com catálogos das obras de arte que ficaram expostos no período junino, simultaneamente, no Maceió Shopping e Espaço Cultural Linda Mascarenhas. A versão virtual conta ainda com vídeos onde o internauta poderá percorrer todo trajeto das montagens. A iniciativa é uma realização do Instituto Zumbi dos Palmares, por meio do projeto IZP no São João de Alagoas.
A exposição virtual, que pode ser visitada AQUI, convida o visitante a mergulhar nos costumes, música, artesanato e diversidade artística e cultural da nossa gente.  Estão em exposição obras dos mais representativos artistas plásticos e artesãos do nosso estado, tais como: as esculturas do artesão Arlindo Monteiro, conhecido por suas miniaturas feitas com palito de fósforo.

Exposição em Cartaz no Linda Mascarenhas - Foto de Ascom IZP

Da Comunidade do Muquém, de União dos Palmares, as famosas “Cabeças”, de Dona Irinéia e seu esposo Antônio Nunes; e os utilitários de Dona Marinalva. Da cidade de Capela estão expostos trabalhos dos discípulos de João das Alagoas: Nena, Adriana, Tita, Cláudio Henrique e João Carlos.
O visitante virtual também poderá conferir trabalhos feitos com madeira dos artesãos Antônio de Dedé, de Lagoa da Canoa. E de André da Marinheira, filho do famoso artesão Manuel da Marinheira, de Boca da Mata. De Limoeiro de Anadia vieram as esculturas de Jackson Lima, que parecem de ferro, mas que são feitas com material reciclado. E saído dos folhetos de cordel, a escultura do personagem “João Boneco”, do cordelista e artista plástico Cristiano Kriko.
Além das esculturas, a exposição conta com telas dos artistas plásticos Lula Nogueira, Ricardo Nascimento, Tanya Maia de Pedrosa, Pedro Cabral, Persivaldo Figueirôa, Achiles Escobar e do seu discípulo Everton Prado.
A iniciativa é uma realização do Instituto Zumbi dos Palmares, por meio do projeto IZP no São João de Alagoas, em sua 4ª edição, tendo por objetivo valorizar e dar visibilidade às manifestações culturais presentes no período junino. Criado em junho de 2011, o IZP no São João de Alagoas envolve todas as emissoras educativas do IZP - Educativa FM (Maceió, Arapiraca e Porto Calvo), Difusora AM e TV Educativa -, além do Espaço Cultural Linda Mascarenhas (teatro e galeria).


A exposição é concepção da Assessoria de Comunicação do IZP, com coordenação de Iranei Barreto; curadoria de Persivaldo Figueirôa e Aldo Rodrigues; projeto gráfico de Bruno Menezes; revisão e finalização de Joenne Mesquita; texto e pesquisa de Iranei Barreto, Nicollas Serafim e Ribamar Levine; colaboração de José Lessa; e apoio de Amanda Neves e Givaldo Kleber. 

0 comentários:

Postar um comentário