Ads 468x60px

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Divulgação: Histórias Recicladas

Espetaculares histórias de vida
Peça estrelada por moradoras da Vila Emater promete encantar estudantes

Diogo Braz


A arte está em tudo, inclusive no lixo. Está na alma de todos os habitantes do planeta, até daqueles mais esquecidos pela sociedade - mais afastados da arte dos críticos e especialistas da elite. A arte parece mostrar o seu real valor no dia a dia, quando toca a vida das pessoas e transforma-lhes a visão de mundo, abre novas perspectivas. Um exemplo disso é o espetáculo teatral "Histórias Recicladas", resultado de um projeto com mulheres catadoras de materiais recicláveis. Sucesso de público em 2012, quando foi apresentado no palco do Espaço Cultural Linda Mascarenhas, retorna agora ao cenário cultural de Maceió, com cinco apresentações para estudantes e educadores da rede pública de ensino. O espetáculo é uma realização da Cooperativa dos Catadores da Vila Emater (Coopvila), por meio do projeto "Coopvila - Reciclar e Educar", com o apoio do Centro de Educação Ambiental São Bartolomeu (Ceasb), Teatro Munganga e Instituto Zumbi dos Palmares (IZP).
Catando esperanças - o elenco da peça - Foto de divulgação

Dirigida por Carlos Lagoeiro e com co-direção de Claudia Maria de Oliveira, a peça foi montada em 2012 durante residência artística dos integrantes do Teatro Munganga de Amsterdam (Holanda), nas dependências do Ceasb em Maceió, criando o grupo teatral Guerreiras da Esperança.
O espetáculo remete à intimidade de uma sala de estar, onde as atrizes contam suas histórias de vida. São várias performances, envolvendo dez ex-catadoras do antigo lixão de Maceió e a participação de três jovens da comunidade Vila Emater II. De forma simples e envolvente, as personagens estimulam a reflexão sobre questões sociais e ambiental da reciclagem dos resíduos que a sociedade produz.
A peça será apresentada nos dias 19, 20, 24, 25 e 26 de fevereiro, sempre às 15 horas, no Espaço Cultural Linda Mascarenhas, para estudantes e educadores


0 comentários:

Postar um comentário