Ads 468x60px

quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Retrospectiva 2013

Adeus ano lindo, que venha um ano novo
Retrospectiva do Espaço Linda Mascarenhas mostra saldo positivo em 2013

Diogo Braz

Dezembro sempre chega com aquele espírito retrospectivo: olhar para o ano que passou e relembrar os momentos de mais um ciclo que se fecha é um hábito necessário para avaliar metas cumpridas e planejar novos voos. O Espaço Cultural Linda Mascarenhas também entra nesse clima e vem celebrar o ano que está chegando ao fim, pois 2013 foi um ano para plantar arte e colher resultados culturais interessantíssimos dessa terra fértil de Alagoas. Em 2013, o Espaço Linda andou mais próximo dos estudantes, fixou-se em uma linha de curadoria que privilegiou eventos que trouxessem não apenas qualidade artística relevante para o público, mas contrapartidas diretas para a sociedade.


Erguido em meio ao bairro do Farol, às margens da Avenida Fernandes Lima, o Espaço Cultural Linda Mascarenhas já vinha se estabelecendo como o pedaço mais simpático e cultural da região. Neste ano, o Linda entrou definitivamente no circuito cultural da cidade. Isso pode ser observado não apenas pela maioria dos eventos com lotação esgotada, mas também pelo espaço que o teatro ganhou generosamente na mídia, pelo feedback positivo do público pelas redes sociais, e principalmente pela procura dos artistas, inclusive de fora de Alagoas.


Com tantos momentos inesquecíveis na bagagem, fica difícil destacar algum evento este ano. Foram shows autorais dos mais diversos estilos musicais; exposições das mais variadas correntes artísticas; ensaios e temporadas teatrais; lançamentos de livros de prosa e poesia; semanas literárias; oficinas teatrais; espetáculos de comédia; reuniões abertas; palestras; workshops; seminários; ciclos de debate; exibições de filme; transmissões de programas; e um mês inteiro em que o espaço ficou itinerante e ofereceu programação cultural para alunos do Cepa, sob uma lona de circo. Foi um ano de agenda lotada, em que o Espaço teve de enfrentar dificuldades estruturais, uma reforma que paralisou suas atividades por mais de quatro meses, mas foi um ano principalmente para persistir e observar o resultado positivo de uma filosofia de atuação que privilegia a arte como ferramenta pedagógica, educacional, de inclusão, de transformação.


2013 é um ano de agradecer aos verdadeiros parceiros e colaboradores – incluindo nessa lista funcionários, prestadores de serviço, empresas realizadoras ou patrocinadoras, amigos da imprensa, todos sem os quais os eventos não acontecem.  O fechamento deste ciclo positivo não traz a somente a sensação de dever cumprido, mas aponta para um caminho a ser reinventado no próximo ano, aproveitando as boas experiências vivenciadas e também as lições aprendidas com as turbulências enfrentadas pelo caminho. 2014 tem tudo para ser um ano ainda melhor no Espaço Cultural Linda Mascarenhas, com a presença do público, o maior protagonista de todos os espetáculos.  

0 comentários:

Postar um comentário