Ads 468x60px

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Projeto Linda Especial Mês das Crianças

Híbrido, lúdico e cultural
Projeto Linda Especial leva magia do circo para dentro do Cepa

Diogo Braz

A magia que reside sob a lona de um circo tem o poder de encantar públicos de diversas idades. Ao acender das luzes do picadeiro, o universo do circo brilha alegria no imaginário das pessoas, transformando até os mais carrancudos adultos em crianças por alguns instantes. Pensando nisso, o Instituto Zumbi dos Palmares – por meio de seu aparelho cultural, o Espaço Cultural Linda Mascarenhas – em parceria com o Espaço Cultural hibrido-Itinerante, Caravana Cultural, Secretaria de Estado da Educação (SEE-AL), artistas independentes e Escola de Artes da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), armou um circo no Cepa para uma edição especial do Projeto Linda em comemoração ao mês das crianças.

Lona montada dentro do Cepa - Foto de Diogo Braz

A programação, que teve início no dia 08 de outubro, segue com diversas atividades artístico-culturais gratuitas e de cunho educativo até o final do mês, dia 31 de outubro. Mesmo sem as atrações circenses mais tradicionais, como os trapezistas, domadores e mágicos, o circo montado no Cepa vem fazendo sucesso junto aos estudantes, que têm comparecido em bom número às apresentações de peças, oficinas, shows musicais, mostra de filmes, sessões de contação de histórias e etc.

Contação de Histórias com Fátima Maia - Foto de Erick Silva

As atividades realizadas

Cia Teatro da Meia-noite - Foto de Diogo Braz
 O calendário de eventos do Espaço Linda Mascarenhas se uniu ao cronograma do Espaço Hibrido-Itinerante e ampliou ainda mais as opções para o público em geral. As atividades são constantes e acontecem nos três horários. Pela manhã e tarde tem havido oficina de percussão, contação de histórias, apresentações musicais e educativas do Grupo Bambolear e da Cia Teatro da Meia-Noite. No período da noite, além da apresentação das peças Marina e Meu Pé de Fulô (ambas da Cia Teatro da Meia-Noite), houve shows de Allan Bastos e Elaine Kundera e mais.
Peça Meu Pé de Fulô - Foto de Erick Silva

Myrna em ação - Foto de Diogo Braz
A abertura oficial do Projeto Linda Especial aconteceu no dia 11 de outubro, no próprio Espaço Cultural Linda Mascarenhas, com o belíssimo show “Maria e o tempo”, da cantora Myrna Araújo. Houve também a exposição de fotos temática do grupo Perambular Fotográfico.               
Mudanças no cronograma
As chuvas que caíram no último final de semana causaram alguns transtornos, como o alagamento do local onde o circo estava instalado. Por isso, algumas atividades tiveram de ser suspensas na sexta (11), para que o circo se mudasse para outro local. Agora, o Espaço Hibrido-Itinerante, com toda a programação do Projeto Linda Especial Mês das Crianças, está instalado ao lado da Escola José Correia da Silva Titara, dentro do Cepa. A programação normal já voltou a acontecer na quarta-feira, 16. Vale lembrar que todas as atividades são gratuitas e abertas a toda comunidade. A programação completa do projeto pode ser conferida no Facebook (www.facebook.com/izpcultura) e no blog do Espaço Cultural Linda Mascarenhas (www.espacolindamascarenhas.blogspot.com).

Público atento - Foto de Diogo Braz
Grupo Bambolear e seu som inventivo - Foto de Diogo Braz
Entre as atrações, vale destacar a oficina teatral do ator Carlos Alberto Barros; oficina de circo; shows de Igbonan Rocha, Allan Bastos, Jurandir Bozo, Bambolear e Elaine Kundera; oficinas e apresentações de dança, contação de histórias com a escritora Fátima Maia; oficina de Clown; apresentações teatrais da Cia Preto no Branco, Cia Teatro da Meia-Noite, Clowns de quinta; lançamento do livro da educadora Marijose; palestras; e oficina de máscaras.

O diretor do Espaço Linda, Junior Almeida fala sobre o projeto - Foto de Diogo Braz

Para participar das oficinas, basta chegar ao local onde o circo está montado e informar o nome, observando o limite de vagas disponíveis para a realização da oficina. Para assistir às apresentações não tem segredo: leve seu melhor sorriso e aproveite toda a magia do circo neste mês de Projeto Linda Especial. 

0 comentários:

Postar um comentário