Ads 468x60px

domingo, 14 de julho de 2013

Divulgação: MC+20

MC+20 lança disco de estreia no Espaço Cultural Linda Mascarenhas
Evento acontecerá na noite de 25/07 e conta com o apoio do Instituto Zumbi dos Palmares e Fundação Municipal de Ação Cultural.

Release enviado por Marcelo Cabral

MC+20
Por Fernando Coelho

Punk rock. Peso, política e protesto. Uma vertente musical e os ingredientes de sua linguagem. Ideologia punk filtrada pela consistência musical rock. Se for diferente, não faz sentido. Não é punk rock.
Em tempos de turbulência social, a provocação estético-musical do trio MC+20 sintoniza o grito manifesto a ecoar pelo mundo – seja em Maceió, São Paulo ou Berlin. Em cinco músicas, dez minutos, Melinna Guedes (guitarra), Felipe Gomes (bateria) e Marcelo Cabral (baixo e voz) mostram que o punk rock continua a fazer sentido.

MC+20 ao vivo - Foto de Katty Winne

Se a relação com o gênero é autêntica – na faixa dos 20 anos, Melinna e Felipe injetam o frescor juvenil que o tranco musical exige –, a intimidade é genuína: egresso da celebrada cena musical alagoana de meados dos anos 1990, Marcelo Cabral cravou o nome no cenário com o lendário Mental (festejado representante do punk rock local) antes de ingressar na elogiada carreira solo e depois ao lado do Coisa Linda Sound System.
No disco, o bicho pega. A Lua é pancada das antigas. Releitura recauchutada de um petardo da época do Mental. “Os pedaços da vida / Abertos como ferida / Expostos a quem tem coragem de ver”, vocifera Cabral.
Sobrinho de Carlos Bala e Beto Batera, dois dos maiores ícones alagoanos do ritmo, Felipe Gomes respeitou a simplicidade e esbanjou firmeza na levada surdo e caixa à lá Ramones na introdução de Punk Rock Dog: uma porrada cantada em inglês sobre vivências em Berlin.
Única composição assinada pelo trio, a instrumental Pedrada amplia as cores da paleta musical do MC+20. Uma pincelada de rock pesado aqui, uns riscos de reggae acolá, com Melinna Guedes a florear o ambiente sonoro em jogadas espertas de reverb e delay.
O melhor ficou para o final com a dobradinha Ação Alien Promessa. A primeira tem riffão marcante, groove arrebatador e letra para cantar diante do espelho: “Se não é você / Quem é que com o voto / Empossa os governos que estão no poder?”.
Já Promessa encerra com o arranjo mais elaborado e um trecho final com baixão hipnótico, guitarras rasgadas e andamento marcial a formar uma massa sonora com elementos extraídos do melhor do indie rock 90s – de Living in the Shit a Sonic Youth. Baixe duas vezes, pra garantir.

Lançamento
O show de lançamento acontecerá na noite de 25 de julho, no Espaço Cultural Linda Mascarenhas, às 20:00h, aberto ao público, em uma parceria Instituto Zumbi dos Palmares e Fundação Municipal de Ação Cultural - FMAC. O disco está disponível para baixar gratuitamente nos endereços marcelocabral.tnb.art.br e mcmais20.com
Simultaneamente ao lançamento do disco, a banda lança quatro videoclipes inéditos (Ação Alien, Punk Rock Dog, Pedrada e A Lua), material escrito, dirigido e editado por Marcelo Cabral. Para assistir acesse o canal de vídeos MC+20 no youtube.com/marcelocabral20
Felipe, Marcelo e Melinna - Foto de Alvinho Cabral

O projeto
O projeto Marcelo Cabral+20, ou MC+20, surgiu em junho de 2012 com o objetivo de comemorar os vinte anos de carreira musical do compositor alagoano Marcelo Cabral. A banda MC+20 apresentou, em Maceió, Arapiraca, e São Miguel dos Campos, show comemorativo que revisa a carreira de três discos nos dez anos do projeto Coisa Linda, um disco e três demos com o Mental, seu grupo nos anos 90, além de material inédito produzido pela banda MC+20. Em Maceió, a banda fez um grande show no Posto 7, Praia de Jatiúca, para um público animado de mais de 3.000 pessoas, durante o Festival Rock Cordel.  Após os shows, o trio entrou em estúdio para produzir o disco.

SERVIÇO:
Show de lançamento do disco MC+20.
Local: Espaço Cultural Linda Mascarenhas – Instituto Zumbi dos Palmares. Av. Fernandes Lima (anexo ao CEPA).
Data: 25/07/13 às 20:00h
ABERTO AO PÚBLICO.
APOIO CULTURAl: Fundação Municipal de Ação Cultural – FMAC – Prefeitura de Maceió e Instituto Zumbi dos Palmares – IZP – Governo do Estado de Alagoas.

0 comentários:

Postar um comentário