Ads 468x60px

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Oficina de Cobertura Colaborativa do São João de Maceió

Colaborativismo na rede
Oficina mostra como usar a Internet em coberturas

Diogo Braz

Aconteceu hoje, no Espaço Cultural Linda Mascarenhas, uma oficina de mídia livre para a cobertura colaborativa do São João de Maceió. Realizada pelo Coletivo Popfuzz, a oficina contou com a presença de pessoas que se propuseram a fazer uma cobertura livre e colaborativa do São João de Maceió. Apesar de ser dirigida a essas pessoas, a oficina ministrada por Rodolfo Lima e Vanessa Mota foi aberta ao público em geral, que tivesse interesse no tema. 

Internet: Mídia Livre - Foto de Diogo Braz

Mais em pauta do que nunca, devido às diversas manifestações no Brasil por conta dos aumentos das tarifas do transporte público, a cobertura feita pelas pessoas nas redes sociais da Internet se mostra como uma possibilidade de levar ao conhecimento de todos, em tempo real ou não, o que está se passando no mundo. Seguindo o fluxo da informação, nada mais natural que as pessoas também se utilizem dessas ferramentas para noticiar o cotidiano de sua cidade, incluindo nessa lista as festividades do período junino. Com uma vasta e diversificada programação, como há tempos não se via na capital alagoana, o São João deste ano poderá ser conferido na rede, devido ao ativismo de jovens que encontraram na Internet o caminho para a informação livre.

Midialivrismo no São João de Maceió - Foto de Diogo Braz

O neologismo midialivrismo pode ainda soar estranho aos ouvidos, mas de certa forma está tão presente nas nossas vidas hoje em dia quanto a programação da TV aberta. Através da tela do computador, ou de seus gadgets, os internautas estão cada vez mais se habituando a acompanhar os acontecimentos do cotidiano pela rede, um caminho alternativo aos grandes meios de comunicação e muitas vezes bem mais interessante. 

Ativismo na rede - Foto de Diogo Braz


0 comentários:

Postar um comentário