Ads 468x60px

sexta-feira, 28 de março de 2014

Divulgação: I Semana Alagoana de Hip Hop

Semana do Hip Hop no Espaço Linda Mascarenhas
Rodolfo Lima*


Djs, rap, graffiti, break dance, os quatro pilares do movimento hip hop estarão na I Semana Alagoana do hip hop que acontece de 31 de março à 05 de abril, no Espaço Linda Mascarenhas. Serão cinco dias de debates, oficinas, shows, dança e arte em Maceió.

O movimento será exaltado na capital alagoana com apresentações dos grupos de rap Familia Todos Um, MC Coscarque (BA), Zulu Fernando, Biografia Rap, Soma Negra, Reação Periférica. Além de oficinas e debates.

MC Coscarque - Foto de Fernando Gomes

Emergido do south bronx, Nova York, nos anos 1970, a cultura hip hop nasceu com as festas de bairro, chamadas bloc party e que eram animadas ao som de soundsystems (grande aparelhagem de som tipica da jamaica). A influência dos imigrantes jamaicanos que levaram a cultura dos dj’s e toasters (o improviso com rimas em cima de bases de reggae) aliado a toda uma juventude negra que começava a pensar novas formas de fazer musica, poesia, pintura e dança fizeram o movimento hip hop dá os seus primeiros passos. De lá pra cá a manifestação cultural atingiu todas as partes do mundo. No Brasil ganhou força nos anos 1990 com o grupo Racionais Mcs. Em Alagoas ele se solidifica com vários grupos de rap, dançarinos de break, grafiteiros, ativistas e muito mais.

Biografia Rap - Foto de Divulgação

A I Semana Alagoana do Hip Hop é produzida pelo Coletivo Popfuzz, têm o patrocínio do Banco do Nordeste, BNDS e Governo Federal, com apoio do Instituto Zumbi dos Palmares e da Boomclap. 


Serviço: 

O quê? Semana Alagoana do Hip Hop
Onde? Espaço Linda Mascarenhas 
Quando? 31/03 à 05/04
Quanto? Grátis


Programação Completa:

SHOWS: 
05/04 (18h) - Coscarque (BA), Familia Todos Um, Zulu Fernando, Biografia Rap, Soma Negra, Reação Periférica.

OFICINAS + DEBATES

31/03 (19h) - Bate Papo sobre a história do Hip Hop em Alagoas + Exibição do documentário ‘A Cultura Hip-Hop vive em Alagoas’ 
01/04 (19h) - Oficina de videoclipes de baixo custo 
02/04 (14h) - Oficina de fotografia 
02/04 (19h) - Oficina de graffiti
03/04 (14h) - Assessoria de Imprensa: Como divulgar seu som
03/04 (19h) - Oficina de Break
04/04 (14h) - Produzindo beats dentro de casa
04/04 (19h) - Oficina de produção cultural voltada para o hip hop
05/04 (09h) - Oficina de DJ
05/04 (14h) - Oficina de MC

*Coletivo Popfuzz

0 comentários:

Postar um comentário