Ads 468x60px

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Palestra AGEACAC sobre a Civilização Maia

AGEACAC revela os mitos e verdades sobre os Maias 

Diogo Braz

      Dia 09 de abril, o Espaço Cultural Linda Mascarenhas foi palco de um debate interessante sobre os mitos e verdades a respeito da civilização Maia. O encontro foi organizado pela Associação Gnóstica de Estudos Antropológicos e Culturais, Arte e Ciência (AGEACAC), organização que tem como objetivo divulgar o conhecimento gnóstico à sociedade.
      Gnosis é uma palavra que tem sua origem no Grego e significa Conhecimento. O estudante Gnóstico busca o chamado Conhecimento Superior, interno, espiritual, que pode ser encontrado na Arte, na Filosofia, na Ciência e na Religião.

Ivan J. Martins e o conhecimento gnóstico - Foto de Diogo Braz

      No começo de sua fala, Ivan J. Martins, coordenador da AGEACAC, fez questão de lembrar que o ser humano utiliza apenas uma pequena parte do cérebro, e questionou sobre a dimensão do ser humano e as possibilidades que estariam frente às pessoas se elas descobrissem suas verdadeiras potencialidades. Para Ivan, difundir o conhecimento gnóstico é uma forma de ajudar as pessoas a desenvolverem suas potencialidades. "A AGEACAC é uma instituição cultural 100% filantrópica e ela tem como objetivo exclusivo difundir a Gnosis por meio da cultura, como uma forma de ajudar as pessoas, sem nenhum tipo de distinção de classe, cor, credo, ou qualquer coisa. Difundir conhecimento para que as pessoas possam saber mais sobre essas antigas civilizações", explicou Ivan.

Público participativo dinamizou a palestra - Foto de Diogo Braz

      O público presente foi participante, dando mais dinâmica à palestra. Perguntas, bastante interessantes, eram feitas e respondidas, criando uma didática leve e simples para um tema tão complexo quanto os mistérios de civilizações passadas sob a ótica da Gnosis. "Na palestra de hoje, buscamos explicar o que é o conhecimento gnóstico, seus fundamentos e princípios, e falamos sobre as profecias Maias, mas do ponto de vista antropológico e científico, pois existem muitos mitos acerca dessas profecias e o objetivo da palestra foi falar o que a ciência e a própria antropologia descobriram sobre isso, e o que se pode entender como mensagem deixada para nós".
      Sobre os Maias, é interessante imaginar como uma civilização que existiu há milhares de anos, inclusive antes de Cristo, detinha conhecimentos tão avançados de escrita, matemática, astronomia, arquitetura, economia e etc. Também é interessante perceber o mistério que envolve o final dessa civilização, tão avançada, deixando-nos vazios imaginários a respeito do que o registro das civilizações seguintes não conseguiu captar. Assim, mais que contribuições claras para a sociedade atual, os Maias deixaram mistérios que ainda recebem a atenção de poucos, como os gnósticos.

Os mistérios dos Maias - Foto de Diogo Braz

      A palestra serviu para alertar-nos que o conhecimento existe e está nos mais diversos lugares, principalmente no passado. É sábio buscar entender os antepassados e tentar desvendar os seus mistérios. Conhecer o passado é fundamental para entender o presente e construir o futuro.

0 comentários:

Postar um comentário