Ads 468x60px

terça-feira, 27 de março de 2012

Seminário de diversidade e gênero


Seminário discute ações pedagógicas de enfrentamento à homofobia na escola
Evento foi realizado por meio de uma parceria entre as Secretarias da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos e Educação e do Esporte

Marcos Jorge (Agência Alagoas)

Como parte da programação do Mês da Mulher e da Cidadania, foi realizado nesta quarta-feira (28) o seminário Gênero e Diversidade na Escola: Desafios e Perspectivas. O evento ocorreu no teatro Linda Mascarenhas, por meio de uma parceria entre as Secretarias da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos e da Educação e do Esporte, do Conselho Estadual da Condição Feminina de Maceió (Cedim) e do Núcleo Temático Mulher e Cidadania da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
O seminário teve como objetivo refletir acerca das raízes das desigualdades entre homens e mulheres, bem como a compreensão de conceitos necessários à realização de ações pedagógicas de enfrentamento à homofobia a escola. A programação começou com a palestra da assistente social Elvira Barreto Simões sobre o tema Gênero e Diversidade na Educação – Desafios e Perspectivas).
Ela falou sobre a cultura da violência a partir de uma discriminação ético-racial, discriminação contra a mulher e discriminação por orientação sexual. Elvira abordou a procedência histórica desses tipos de discriminação diante do diferente. “Uma sociedade brasileira que foi colonizada por povos europeus e que tem uma cultura judaico-cristã que embasa nossos valores e a moral de convivência do que se chama uma sociedade ocidental”, frisou.

Mesa de palestrantes - Foto de Agência Alagoas

Em seguida, a defensora Pública Daniela Times proferiu palestra sobre Violência Sexista – Impacto da Lei da Maria da Penha. Ela começou falando sobre a questão da violência, alguns princípios que ajudam a pensar sobre o fenômeno da violência. Depois, abordou a violência de gênero, enfatizando a necessidade de se destacar o papel do educador de interferir na construção dessas relações sociais para que a violência de gênero não se perpetue e se mantenha acesa dentro da sociedade.
A defensora falou também sobre os impactos da Lei Maria da Penha e o contexto em que foi implantada na sociedade brasileira. “A educação é a palavra-chave. A gente observa que a violência de gênero vem da própria construção das relações sociais; de como a criança é educada, de como o menino é educado para brincar fora de casa. Como é importante se estabelecer um padrão nas escolas na educação de crianças, jovens e adultos no tocante à repetição de estereótipos”, assinalou.
Na sequência, a mestra em Educação Brasileira Dalva de Oliveira Costa fez uma explanação sobre Gênero e Diversidade no Currículo Escolar. Ela falou a respeito do desenvolvimento de práticas curriculares que respeitem equitativamente a diversidade de presenças no espaço da escola, considerando também de forma equitativa as identidades, a estética, os conhecimentos advindos das raízes dessa diversidade cultural.
“E porque isso não ocorre cotidianamente de uma forma tranquila e até natural. Isso considerando que a gente é uma sociedade historicamente marcada pela riqueza dessa diversidade humana e cultural. Ocorre que não é tão simples assim, pois somos também herdeiros da cultura do patriarcado, da Casa Grande, da Senzala, com tudo que essa metáfora de Gilberto Freire por representar de problemático; isso no tocante aos preconceitos, à discriminação, à exclusão e às desigualdades ainda não superadas”, expôs.
Na oportunidade, a secretária da Mulher, Cidadania e dos Direitos Humanos, Kátia Born, foi representada pela diretora de Capacitação, Promoção e Interiorização de Políticas para as Mulheres, Alessandra Torres.

0 comentários:

Postar um comentário