Ads 468x60px

quinta-feira, 22 de março de 2012

II Forpe


II Forpe é injeção de motivação para docentes da 14ª CRE

Diogo Braz

O grande movimento da Avenida Fernandes Lima, no início da noite de 7 de fevereiro, parecia contagiar o Espaço Cultural Linda Mascarenhas, na agitação dos mestres – professores e coordenadores da rede estadual de ensino – todos buscando chegar a um lugar ideal. Estavam ali não para chegar a algum lugar geográfico na cidade, mas com o objetivo de avançar em sua formação, para alcançar resultados mais positivos, idealizados, na rotina de suas profissões. 

Docentes movimentam Espaço Linda Mascarenhas - Foto de Diogo Braz

Tratava-se da segunda edição da Forpe - Formação Pedagógica para Gestores e Coordenadores, promovida pela 14ª Coordenadoria Regional de Educação, da Secretaria de Estado de Educação de Alagoas. O evento teve como tema “A Gestão Democrática e os Desafios Frente ao Cotidiano da Escola” e buscou inserir e promover melhorias para gerenciamento e aprimoramento das unidades de ensino, promovendo formações continuadas de gestores e coordenadores: um esforço para analisar e solucionar problemas da gestão pública. De acordo com a Coordenadora Sandra Valéria Xavier, “A formação continuada visa a construção de uma gestão que possa atuar em prol de uma sociedade menos injusta e mais comprometida com os saberes, ao passo em que promova soluções éticas, pedagógicas e sociais para os problemas enfrentados pelas comunidades no seu cotidiano”, explica Valéria.

Mesa de abertura da II Forpe - Foto de Diogo Braz

Com a presença de diversas representações à mesa de abertura da II Forpe, a ação foi elogiada em discursos que tratavam da realidade do professor em sala de aula. Para finalizar a noite, houve a palestra do professor de Sociologia, Ricardo Oliveira, que tratou do tema “Como Gerir com Autonomia sem Autoritarismo?”. Com oratória fluente e descontraída, o professor deu uma verdadeira aula de motivação aos ouvintes, trazendo exemplos da sua trajetória como aluno e professor.

Evento lotou o Espaço Linda Mascarenhas - Foto de Diogo Braz

Proveniente do ensino público, Ricardo Oliveira falou sobre a necessidade de não se conformar com o sistema burocrático e fazer a diferença, buscando não se abater diante das dificuldades encontradas no ambiente de trabalho, que são muitas. O professor fez questão de ressaltar a responsabilidade dos docentes em cativar os alunos para passar conhecimentos, que não podem ser negados. Ele aproveitou para criticar a postura adotada por alguns profissionais, que negligenciam os discentes criando uma barreira entre professor e aluno. Uma ótima palestra, que serviu para injetar ânimo nos professores, coordenadores e gestores presentes à II Forpe.

0 comentários:

Postar um comentário