Ads 468x60px

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Museu Itinerante no Linda Mascarenhas


Texto: Iranei Barreto e Joelle Malta



Entre os dias 05 e 11 de maio, o Linda Mascarenhas recebeu o Museu Itinerante Ultragaz, que trouxe a Maceió a exposição “A Natureza das Pessoas”. Com passagem por todas as regiões do país, a mostra aberta ao público é direcionada a alunos desde a Educação Infantil ao Ensino Médio. 
O Museu Itinerante é um Projeto Cultural que tem como objetivo a democratização da arte ao levar reproduções de obras mundialmente conhecidas a localidades que não teriam acesso a elas por estarem restritas a museus espalhados pelo mundo. A exposição "A natureza das Pessoas" é uma coletânea de 40 obras selecionadas pela curadora Katia Canton*, que mostra a natureza retratada de formas diferentes por vários artistas, e que foram organizadas em grupos representativos, sendo que cada um destes grupos é destacado na exposição por uma cor diferente. 
Foram expostas obras de arte de nomes nacionais como Cândido Portinari e Tarsila do Amaral;  estrangeiros como Van Gogh, Monet e Cézanne; com participação dos artistas alagoanos Persivaldo Figueirôa e Rosivaldo Reis.
Alunos das redes pública e privada de ensino, fizeram visitas previamente agendas, onde puderam conhecer as obras e ouvir sobre as mesmas, seus respectivos autores e sobre os movimentos artísticos a que elas pertencem. Além de terem aulas de sustentabilidade e preservação da natureza.
Para isso, a curadoria parte de uma imagem pré-histórica, das cavernas de Lascaux, na Franca, chegando a variadas obras de artistas modernos e a formas de representações contemporâneas. É uma cartografia da natureza nas obras de artistas consagrados, todos visam despertar o olhar crítico da sociedade para a questão socioambiental.

Alunos da rede municipal de ensino durante visita acompanhado de mediador
O intuito da mediação era promover e possibilitar a conexão entre os observadores e as obras. Estimulando o envolvimento de ambos durante a visitação, aguçando as possibilidades de conhecimento e de imaginação dos pequenos visitantes. Alguns professores, aproveitaram a passagem da exposição pela cidade para ministrar aulas e estabelecer contato mais próximo e mais palpável entre os mesmos.  

CAIAQUES - Eduardo Srur


PAISAGEM COM A QUEDA DE ÍCARO - Pieter Bruegel


A COLETA DA MARESIA - Brígida Baltar


FLORESTA - Tarsila do Amaral



*é PHD em Artes Interdisciplinares pela New York University e Livre-docente em Teoria e Crítica de Arte pela ECA USP. É curadora e professora do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo e autora de quarenta livros envolvendo arte e literatura infanto-juvenil. Já ganhou diversos prêmios, entre eles três jabutis. Maiores informações - www.katiacanton.com.br

0 comentários:

Postar um comentário