Ads 468x60px

quarta-feira, 5 de julho de 2017

Divulgação: Temporada O Pequeno Príncipe, da Trupe do Linda

Teatro essencial, bem visível aos olhos
Alunos de teatro do Linda Mascarenhas entram em temporada com O Pequeno Príncipe

Diogo Braz

   Há cerca de seis anos, a oficina de Teatro do Espaço Cultural Linda Mascarenhas (Instituto Zumbi dos Palmares - IZP) tem construído pontes ao invés de muros. Com aulas gratuitas de teatro voltadas para alunos da Rede Pública de Ensino de Alagoas, o projeto idealizado pelo ator e diretor Carlos Alberto Barros formou um grupo dedicado de jovens talentos e apresenta agora mais uma de suas construções artísticas na temporada da peça “O Pequeno Príncipe”, em cartaz aos sábados e domingos de julho, no próprio Espaço Linda.
Foto de Diogo Braz

   Quando iniciou o projeto, Carlos Alberto – que também dá vida à companhia teatral Ozinformais – pensou em utilizar a arte como ferramenta pedagógica, que pudesse chamar a atenção de seus alunos para uma melhor convivência, uma melhor compreensão de si mesmos e de seu papel na sociedade. Descobriu o talento de alguns jovens para a dramaturgia, pessoas com sensibilidade artística e que souberam aproveitar o teatro como uma ferramenta de expressão. “A apresentação é apenas um detalhe. O objetivo é esse encontro deles: isso é mais importante que o resultado final”, revela o diretor.

Foto de divulgação

   Os estudantes participam das atividades, revezando-se entre as funções de ator, produção, luz, som, numa verdadeira imersão no fantástico mundo do teatro, descobrindo afinidades e até mesmo a possibilidade de atuação profissional na área. A peça “A primeira vez a gente nunca esquece” foi o primeiro resultado de todo esse processo, levado ao público com sucesso, inclusive com apresentações no complexo do Teatro Deodoro. Naquela oportunidade, a Trupe do Linda – nome com o qual o grupo se batizou – trabalhou de forma colaborativa no texto e montagem da peça, trabalhando questões e situações trazidas pelos próprios alunos durante as aulas da oficina.

Foto de Diogo Braz

   Agora, o desafio é imprimir a personalidade dessa trupe em um texto clássico do cultuado escritor francês Antointe de Saint- Exupéry. A adaptação e direção prometem dar um tom mais adolescente ao texto, mas sem descuidar de uma linguagem agradável para adultos e crianças. “A intenção é levar a plateia para um momento poético e singelo numa pegada mais jovem, que é o que os atores são”, adianta Carlos Alberto. Criatividade não falta para contar o encontro de um menino – que vivia sozinho em um planeta distante e pequeno como uma casa – com um aviador perdido no deserto. A história desses personagens que compartilham sentimentos e sonhos que encantam e tocam o coração parece familiar a esse grupo de alunos, ainda pequenos na idade e no tempo de palco, mas já imensos na vontade de encenar histórias e trocar experiências com o público: o essencial ao teatro. Uma peça que tem tudo para cativar todos.

Serviço
Temporada Teatral da peça “O Pequeno Príncipe”, da Trupe do Linda, formada por alunos da oficina de teatro do Espaço Cultural Linda Mascarenhas, do IZP.
Local: Espaço Cultural Linda Mascarenhas
Sessões pré-estreia para familiares e convidados: 08/07 e 09/07 às 17 horas
Sessões: Sábados e domingos de julho, às 17 horas (15/07, 16/07, 22/07, 23/07, 29/07 e 30/07)
Ingressos no valor de R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia), à venda no Espaço Cultural Linda Mascarenhas antes das sessões.

Informações: 82 98851-2664 | 82 99644-0429 | 82 99652-6104

0 comentários:

Postar um comentário