Ads 468x60px

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Hands On: Pós-produção de som para vídeo

O som do conhecimento
Parceria entre técnico de áudio e IZP capacita servidores

Diogo Braz

    Uma parceria entre o Instituto Zumbi dos Palmares (IZP) e o técnico de áudio Emmanuel Miranda está possibilitando a capacitação de servidores das emissoras públicas do Estado. Como contrapartida social para a realização do Curso Básico de Pós-produção de Som para Vídeo, que acontece no Espaço Cultural Linda Mascarenhas até quinta-feira (28), o técnico de áudio disponibilizou vagas gratuitas para os servidores da casa, num acordo que possibilitou que funcionários da TVE e da Difusora de Alagoas adquirissem conhecimentos atualizados sobre o universo do audiovisual.
    O curso faz parte do projeto Hands On, idealizado por Emmanuel Miranda, e que visa compartilhar conhecimentos sobre o setor criativo, por meio de oficinas, cursos, palestras e treinamentos. Essa é a segunda rodada do projeto Hands On no Espaço Cultural Linda Mascarenhas: em abril de 2014, o técnico de som falou sobre microfones e mixagem e realizou um curso gratuito sobre o profissional de som. Desta vez, Miranda aborda desde a captação do som direto como elemento essencial na Pós-produção até a finalização e envio do material sonoro devidamente mixado e tratado.

Aula do curso Hands On - Foto de Diogo Braz

    O operador de áudio da TVE Milton Guedes é um dos participantes. Para ele, o curso está servindo para aprimorar o resultado do seu trabalho. “O curso é essencial para o aperfeiçoamento profissional. Tem um conteúdo bastante técnico e abrangente, o que é difícil encontrar na cidade. Sem dúvidas, vai ajudar a obter melhores resultados”, avalia. Para Emmanuel Mmiranda, a intenção do curso é justamente essa: contribuir no aperfeiçoamento dos profissionais. “Depois de perceber que a maior parte dos problemas em trabalhos de áudio são ocasionados por erros primários, tive a ideia de realizar o Hands On, para tentar um nivelamento dos profissionais de áudio do estado, possibilitar o acesso a conhecimentos, hoje em dia, necessários, por conta do avanço tecnológico”, explica Miranda.
Emmanuel Miranda, o idealizador do Hands On - Foto de Diogo Braz

Emmanuel Miranda

    Emmanuel Miranda acumulou conhecimento em áudio em cerca de duas décadas de atuação em Maceió, São Paulo e Amsterdã como músico, técnico de PA, dono de estúdio, técnico de gravação, responsável por som direto e desenho de som. Ganhador de dois prêmios de melhor desenho de som na Mostra Sururu de Cinema Alagoano, hoje se dedica a captação, mixagem e desenho de som no Magic Room Studio, em Maceió. 

1 comentários: