Ads 468x60px

segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Reforma do Espaço Cultural Linda Mascarenhas

Em conserto
Reforma reativará 100% do Espaço Cultural Linda Mascarenhas

Diogo Braz

Um convênio celebrado entre Instituto Zumbi dos Palmares (IZP) e Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (SEE-AL) possibilitou uma reforma estrutural que reativará o Espaço Cultural Linda Mascarenhas. A reforma já começou a acontecer e tem a previsão de ser finalizada até o final do ano, para que o aparelho cultural volte a funcionar com todo seu potencial em 2016, com uma nova instalação elétrica - que vai conseguir comportar som e iluminação dos espetáculos de forma eficiente - e todo o sistema de iluminação ambiente funcionando; reparos hidráulicos; nova pintura e reparos gerais de acabamento.

Interior do Espaço Cultural Linda Mascarenhas antes da reforma - Foto de Diogo Braz

O Secretário de Educação, Luciano Barbosa, ressaltou a importância estratégica do Espaço Linda como ferramenta para a educação. “O Linda Mascarenhas tem um papel importante para Maceió e para o estado de Alagoas, mas estava sendo subutilizado porque não tinha recebido uma reforma adequada para que as pessoas e esse conjunto muito grande de artistas alagoanos pudessem usá-lo”, explica o Secretário. “Era uma necessidade tanto da cultura quanto da educação; nós precisamos levar as crianças para o teatro, para ver as artes de um modo geral, e o Linda Mascarenhas fica situado no Cepa, onde temos uma quantidade enorme de alunos matriculados que pode muito bem se servir de uma série de ações culturais voltadas para a educação”, esclarece.
O gerente do Espaço Cultural Linda Mascarenhas, Junior Almeida, faz questão de ressaltar a importância da parceria, inclusive na linha de atuação do aparelho cultural. “Estabelecemos uma grande parceria que possibilitou uma reforma completa, o que faz com que o Espaço possa funcionar no melhor de suas condições. Com isso, voltaremos a ter os nossos projetos e, por conta dessa parceria, teremos bem mais projetos trabalhados com a SEE-AL e dirigidos aos estudantes”, adiantou Almeida. A respeito de uma atuação mais alinhada à Educação, o gerente revela que sempre foi desejo do Espaço Linda desenvolver um trabalho nesse sentido. “Era algo que o Espaço já vinha realizando e que terminou se mostrando uma via muito positiva no tipo de trabalho que esse Espaço pode desenvolver com a sociedade”, avalia.
Desde janeiro, o Espaço Linda vem realizando atividades com demandas estruturais menores, como oficinas, ensaios teatrais, Workshop, gravações de programas de TV e rádio, reuniões e palestras. O Espaço Cultural Linda Mascarenhas deverá voltar a ter sua programação habitual somente em 2016, após o final da reforma.  

0 comentários:

Postar um comentário