Ads 468x60px

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Divulgação: Quinta-feira de cinzas - Grupo "A Maceió que queremos"


Grupo de articuladores culturais se reúne para debater o carnaval

Diogo Braz, com release publicado pelo Grupo "A Maceió que queremos"

O anúncio do cancelamento do financiamento público para o carnaval de Maceió de 2013 surpreendeu a população. Tal anúncio não pode ser devidamente compreendido sem uma contextualização histórica, em que o cancelamento representa apenas mais um elemento de décadas de desvalorização do carnaval enquanto festa popular e expressão identitária local.
Pensando em analisar os significados dessa desvalorização é que o grupo "A Maceió que queremos" - formado por artistas, articuladores culturais e a sociedade civil em geral - decidiu convocar o debate "quinta feira de cinzas", marcado para esta quinta-feira, dia 07, às 10:30hs, no Espaço Cultural Linda Mascarenhas, com entrada gratuita.

Flyer eletrônico do debate

O nome escolhido para o debate faz referência à morte simbólica da festa. Dessa forma, o grupo busca discutir de que forma a cultura e a estrutura social e econômica alagoana fundamentam políticas públicas voltadas para a elite local, que em sua ânsia por distinção social vem se afastando simbolicamente das expressões tipicamente populares e abandonando a cidade em época de festa. Discute-se ainda a dualidade de visões que consideram a festa pública como um direito social apaziguador de tensões sociais ou uma oportunidade de negócios e atração turística.

O grupo
Formado por artistas, articuladores culturais e membros da sociedade civil em geral, A Maceió que queremos é um grupo aberto que vem se reunindo desde novembro de 2012 para debater políticas públicas de cultura, tal como sugere o nome do grupo: Pensar num modelo ideal de cidade em relação à cultura. Os membros do grupo têm utilizado como plataforma de discussão a rede social do Facebook e uma lista de e-mails, além das reuniões presenciais, que acontecem em diversos locais da capital alagoana. 

Serviço
O quê? Quinta Feira de Cinzas.
Quando? Dia 07 de fevereiro (quinta), às 10h30.
Onde? Espaço Linda Mascarenhas, Av. Fernandes Lima nº 1047 - Farol.
Evento Aberto

0 comentários:

Postar um comentário