Ads 468x60px

terça-feira, 24 de julho de 2012

Divulgação: Temporada Insônia


Cia. Teatro da Meia-Noite entra em cartaz no Linda Mascarenhas com "Insônia"

Dando sequência a suas temporadas teatrais, o Espaço Cultural Linda Mascarenhas vai apresentar durante os meses de agosto e setembro o premiado espetáculo “Insônia”, da Companhia Teatro da Meia-Noite.
Baseado no conto homônimo de Graciliano Ramos, Insônia estreia no dia 11 de agosto, às 20 horas, e seguirá em cartaz durante dois meses, sempre aos sábados, no mesmo horário da estreia: 20 horas.
Trata-se de um monólogo onde o único personagem narra delírios que o fizeram despertar. Durante a noite, a dúvida obsessiva entre um "sim" e um "não" o atordoa e o confunde, frustrando a vontade de dormir. Essa tênue linha entre “realidade e ficção”, “indivíduo e personagem”. Para mergulhar nesse denso universo proposto pelo alagoano Graciliano Ramos em seu conto, a Companhia Teatro da Meia-Noite cria ambientações calçadas em efeitos sonoros, trilha incidental, com intersecções audiovisuais.
Como o próprio grupo declara “Insônia trouxe aos palcos o que, durante 60 anos, tirou o sono de apenas leitores. Os delírios que despertaram seu único personagem, foram inoculados, como um poderoso estimulante, nas veias de um novo público, de um novo espaço: o teatro”.
A proposta inicial foi realizar cinco apresentações teatrais em precisos 60 minutos. O tempo do espetáculo é proposital, pois, além de ter feito uma alusão aos 60 anos da obra, refere-se às divisões básicas de tempo. Simbolicamente, o relógio e seu “tic-tac” (segundo Graciliano, um “sim-não”), para um insone, é uma verdadeira tortura.



Companhia Teatro da Meia-Noite
Fundada em 2001, durante o processo de montagem do espetáculo “CINCO PARA O CADAFALSO”, a Cia Teatro da Meia-Noite vem marcando seu nome no panorama teatral de Alagoas devido à qualidade e apuro técnico de seus espetáculos. Em 2005 a Cia. foi premiada e tornou-se Ponto de Cultura do Programa Cultura Viva do Ministério da Cultura com o projeto Circo-Escola de Incentivo às Artes – C.E.I.A.. Em 2006, foi contemplada com o Prêmio Funarte De Teatro Myriam Muniz, pelo espetáculo “BARCA DO INFERNO”. Em 2007 apresentou “A INVOLUÇÃO DO HOMEM”, seu primeiro espetáculo com os alunos atendidos do Ponto de Cultura – C.E.I.A., ainda em 2007 foi contemplado com o espetáculo “INSÔNIA” no Prêmio Bnb De Cultura. Em 2008, recebeu o Prêmio Interações Estéticas/Funarte, com o espetáculo “METAFACES”. Ainda em 2008, foi contemplada com mais 02 (dois) Prêmios da Funarte De Teatro Myriam Muniz, com os espetáculos “MEU PÉ DE FULÔ” e “MARINA”.

Ficha técnica do espetáculo Insônia:
Conto: Graciliano Ramos (1892-1953).
Dramaturgia/Direção: Guilherme Ramos.
Elenco: Marcos Vanderlei (Insone).
Figurino/Cenografia: Júnior Rodrigues.
Maquiagem: Rochelli Messias.
Trilha Sonora: Frédéric François Chopin (1810-1849).
Sonoplastia: Guilherme Ramos (recriação digital), Lima Neto (música “Insomnia”), Robertson Costa  e Rilton Costa (execução).

0 comentários:

Postar um comentário