Ads 468x60px

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Música em Pauta


Projeto leva estudantes do Cepa a uma imersão no universo da música

Diogo Braz

Música é uma linguagem universal, praticamente todo ser humano consegue sentir e entender as emoções que recheiam as melodias de uma canção. Engana-se quem pensa que a música é somente teoria, ela é orgânica, assim como os batimentos do coração. Isso pode ser percebido no Projeto Música em Pauta, iniciativa do Sesc Alagoas em parceria com o Instituto Zumbi dos Palmares (IZP), que aconteceu esta semana no Espaço Cultural Linda Mascarenhas, com uma programação repleta de oficinas, palestras, debates, dinâmicas e apresentações musicais direcionadas a alunos da rede estadual de ensino.
O Música em Pauta nasceu como complemento dos cursos de música do Sesc e, com a parceria com o IZP e o apoio da direção do Cepa, conseguiu ampliar suas ações. De acordo com o Técnico de Música do Sesc, Júlio César da Silva, isso significou um avanço. “Os cursos são muito técnicos e nós queríamos contextualizar a música num campo maior, mostrar não apenas a teoria, mas como funciona o mercado de produção e difusão cultural, fazer com que os alunos tivessem contato com aspectos mais amplos do fazer música. Este ano, decidimos avançar um pouco mais e levar esse universo até os alunos do Cepa, e a parceria com o IZP foi fundamental para viabilizar esse contato mais íntimo dos estudantes com a música”, avalia.

Alunos do Cepa participam de oficinas do Música em Pauta - Foto de Diogo Braz

O projeto ofereceu oficinas gratuitas de cordas, comandada pelo professor Felipe Brandão, e de percussão, com o professor Wilson Santos. Foram atendidos mais de 40 alunos, selecionados pela direção pedagógica do Cepa de acordo com suas aptidões artísticas. Elas aconteceram de segunda a quarta, no período da manhã e seu resultado pode ser conferido e aplaudido na quinta-feira, quando os alunos participantes se apresentaram ao público presente no Espaço Cultural Linda Mascarenhas.

Oficina de cordas do Música em Pauta - Foto de Diogo Braz

No período da tarde, os trabalhos iniciavam com uma sessão de dinâmica musical do professor Danyel Maxwell, e seguiam com os debates e palestras, transmitidos ao vivo pela Internet.




Oficina de Percussão do Música em Pauta - Foto de Joelle Malta

Mediados pela jornalista Gal Monteiro, apresentadora do programa Vida de Artista (da TV e Rádio FM Educativa), os diálogos puderam aumentar ainda mais o repertório de conhecimentos de centenas de alunos e internautas, que conferiram relatos e experiências de artistas e agentes culturais. Os debates e palestras contaram com a participação dos maestros Luiz Martins e Almir Medeiros; os professores Felipe Brandão e Wilson Santos; os produtores culturais Caíque Guimarães e Nando Magalhães, do Coletivo Popfuzz; os músicos Claudio Souza, Rômulo Fernandes, Rose Mendonça; além dos integrantes da Cia. Hip Hop e da banda de Rock Eek, que também se apresentaram no Palco do Linda Mascarenhas, como o Baque Alagoano, Orquestra de Tambores, Dona Mariquinha, Quarteto de Cellos, Quarteto Vocal e Almir Medeiros. 




Apresentação do Baque Alagoano - Foto de Tiago Moraes

Leo Almeida, baixista da Eek, elogiou o projeto. “Projetos como este são importantes não só pros alunos, mas também para os músicos. É uma oportunidade dos alunos conhecerem o nosso trabalho e pensamento e é também uma chance da gente alcançar um novo público. Isso é importante pra movimentar a cena”, analisa.

Música em Pauta desperta vocação de jovens - Foto de Joelle Malta

Nando Magalhães, integrante do Coletivo Popfuzz, ressaltou a importância do evento. “É um projeto extremamente importante dentro da perspectiva atual em Alagoas e o mais legal é mostrar para crianças que não tinham tido a oportunidade de ouvir falar sobre essas diversas facetas da música, sua interação com movimentos sociais, sobre mercado musical, enfim: esse panorama das etapas que envolvem a produção cultural”.
Alunos concentrados nas informações de Wilson Santos - Foto de Joelle Malta





O diretor do Espaço Cultural Linda Mascarenhas, Júnior Almeida, também aplaudiu a iniciativa. “O projeto tem uma importância imensa, na medida em que visa levar conhecimentos e, ainda mais importante, descobrir talentos numa faixa de população que é extremamente carente desse tipo de ação, que são os alunos de escolas públicas”, avalia.

Alunos das oficinas e facilitadores do Sesc ao final da apresentação - Foto de Diogo Braz

O Presidente do IZP, Marcelo Sandes, acenou para novas parcerias entre o Instituto e o Sesc. “A parceria é bem vinda e temos todo o interesse em dar continuidade em novas edições do projeto, porque se trata de uma ação que valoriza a música e artistas alagoanos e por oportunizar a participação de estudantes da rede estadual, despertando seu interesse e vocação para a cultura alagoana”, adianta. Depois de uma semana de atividades intensas, o saldo do projeto foi muito positivo, provando que a música sempre é uma forma de abrir portas e unir pessoas.

0 comentários:

Postar um comentário