Ads 468x60px

terça-feira, 5 de junho de 2012

2ª Virada Cultural da Terceira Idade da Facima


Espaço Linda abre as portas para a melhor idade

Diogo Braz

O Espaço Cultural Linda Mascarenhas abrigou, no mês de maio, a segunda Virada Cultural da Terceira Idade da Facima. Foram três dias de extensa programação repleta de apresentações, feira de produtos artesanais e palestras direcionadas a uma faixa especial da população: os idosos.

A melhor idade lotou o Espaço Linda - Foto de Diogo Braz

Uma boa maneira de avaliar uma sociedade é observar como ela trata seus membros mais velhos. Se lançarmos um olhar sobre toda a sociedade alagoana, vamos nos deparar com um preocupante diagnóstico: Nós não damos a devida atenção aos idosos. O mais curioso é perceber que envelhecer é o futuro de todo membro da sociedade, pelo menos daqueles que escapam dos graves e precoces números da violência e da mortalidade. São poucos os programas voltados para a terceira idade em Alagoas. As iniciativas existentes partem, em sua maioria, da sociedade civil e são insuficientes para atender a demanda de uma população que acompanha o aumento da expectativa de vida no Brasil e envelhece.

Francisco Silvestre: o idealizador - Foto de Diogo Braz

Pensando nesse quadro de falta de assistência, o Jornalista e gerontólogo Fancisco Silvestre levou à direção da Faculdade da Cidade de Maceió, Facima, a proposta de realizar uma virada cultural da terceira idade e esta foi bem recebida pela instituição. Com a parceria do Instituto Zumbi dos Palmares, o evento chegou a sua segunda edição, apresentando-se como uma boa opção de lazer e principalmente valorização dos idosos alagoanos. É importante destacar projetos como este, para alertar a população, digamos, mais jovem a semear o ambiente onde viverá sua velhice.

Capoeira boa de ginga - Foto de Diogo Braz

Durante o evento, muita música, apresentação de teatro, exibição de capoeira, dança, brincadeiras em que os protagonistas exibiam cabelos mais grisalhos, um olhar mais experiente, uma maturidade menos compromissada com a seriedade e sorrisos com centelhas de infância. A terceira idade pode ser a melhor idade.

Feira de produtos artesanais - Foto de Diogo Braz

Preparação do grupo de teatro - Foto de Diogo Braz

0 comentários:

Postar um comentário